sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Ana Catarina Gil Campos: Reflexão sobre a leitura…

Desenho da autoria de Ana Catarina Gil “Trazer a voz interior para a própria vida”

Reflexão sobre a leitura…

Para se poder ler é necessário aprender a ler. Este é o primeiro passo que não é acessível a todos e quem o tem esquece-se do seu valor. Ler é um direito que nos entrega dignidade e é um dever que nos leva à liberdade. Depois de se aprender a ler é necessário ler muito para sabermos distinguir sozinhos o bom do menos bom, o muito bom do bom. Depois de termos esta capacidade crítica, de uma forma muito pessoal, podemos aprofundar os nossos conhecimentos naquilo que nos cativa, que nos suscita curiosidade, com que nos identificamos e que nos permite evoluir. Por isso, ler é evoluir, passo a passo através da leitura.
Para além da leitura nos fornecer conhecimento, permite-nos sentir através das mãos dos outros, ver através de outros olhos, sentir por outros lábios, escutar sons que ainda não conhecemos, conhecermos ou revisitarmos lugares através de histórias que não são nossas, sentirmos contextos e emoções através dos passos das personagens, reagirmos com eles ou contra eles. Ler permite-nos conhecer estes seres tão complicados que somos cada um de nós, observar o comportamento dos outros com outra atenção, antecipar comportamentos, ver a nossa vida aqui e ali, refletir noutras opções e perspetivas que ainda não conhecíamos. Ler permite-nos viver infinitas vidas dentro da nossa própria vida, uma oportunidade que só tem quem conhece este segredo tão óbvio que a leitura fornece. Aquilo que parece fazer-nos viver vidas paralelas e irreais, faz-nos conhecer a realidade na sua forma mais extensa, permitindo-nos viver realmente a nossa vida. Ler potencia-nos os sentidos e o raciocínio.

*Ana Catarina Gil Campos

1 comentário:

  1. A leitura é o privilégio de entrarmos em mundos que não são nossos e às vezes tão perto, outras vezes tão longe e tão impossíveis, que só mesmo através da leitura é que alguma vez lá passaremos!!!!!!
    "Para além da leitura nos fornecer conhecimento, permite-nos sentir através das mãos dos outros, ver através de outros olhos, sentir por outros lábios, escutar sons que ainda não conhecemos, conhecermos ou revisitarmos lugares através de histórias que não são nossas..."

    ResponderEliminar