sábado, 26 de junho de 2010

Fome, Knut Hamsun

Para quem não sabe, o prémio Nobel da literatura Norueguês, Knut Hamsun, foi simpatizante do Nazismo. Quando li 'Fome', não sabia.

Indo ao livro, é uma história muito curiosa de um jovem que escreve. Mas vive complexado por aquilo que põe no papel. Vai percorrendo as ruas de Oslo, ficando cada vez mais pobre. Mas será de pobreza que fala este livro? Ou de vazio de espírito?

Abro o apetite para um grande romance. A vida do autor é que preferia nunca ter sabido...


Deixo-vos algo com que pensar:

"Aquilo que é importante, parece-me, não é tanto o defender da cultura, cuja existência nunca impediu um homem de passar fome, mas sim o extrair daquilo que se chama cultura, ideias cuja força motivadora seja idêntica à da fome." - Antonin Artaud

in prefácio do livro "Fome", escrito por Knut Hamsun

Meia-Noite ou o Príncipio do Mundo, Richard Zimler


A Dom Quixote ganhou um bom autor. Com certeza que melhorará (ainda mais) a sua forte reputação em Portugal.

O primeiro é 'Meia-Noite ou o Princípio do Mundo', uma re-edição. Aguardemos por novidades.

Fica o tema:

"No início do século XIX, em Portugal, John Zarco Stewart, filho de uma judia portuguesa e de um escocês, é uma criança endiabrada, sensível e profundamente curiosa, herdeira involuntária de uma fé amortalhada em três séculos de secretismo.
Mas um período de perda e amargas revelações põe um fim abrupto à sua inocência, e só a misteriosa interferência de um mágico estrangeiro, trazido de África para o Porto pelo pai, consegue salvá-lo: Meia-Noite, um curandeiro africano e antigo escravo, que se tornará no maior amigo de John e determinará o curso do seu destino.
Quando as tropas de Napoleão invadem Portugal, a violência irrompe de novo na frágil paz de John e marca a sua passagem para a vida adulta com novas e devastadoras perdas; mas dos escombros surge a revelação, à medida que John Stewart descobre as verdades e mentiras escondidas por aqueles que mais amava e em quem mais confiava, e o acto de imperdoável traição que destruiu a sua família – e a sua fé."

Citações

Muito vou partilhando citações nesta vida. Eu próprio faço questão de sublinhar algumas.

Há uns tempos, a minha amiga Isa deixou-me estas:

"Todos os precipícios têm paredes, íngremes, rugosas, difíceis de subir. Mas é sempre possível subí-las, nem que seja a pulso, rasgando a carne... depois sara"

"Mesmo que estejam no fundo do poço não permitam que vos enterrem pela terra adentro, lutem e subam as paredes...no topo há sempre uma beira que permite que nos reergamos"

"Se caíres sete vezes, levanta-te oito vezes" - provérbio do povo umbundo de Angola


O Manel, preferiu estas:

"The true measure of a man is how he treats someone who can do him absolutely no good." - Samuel Johnson

"A vida só dá para quem se deu" - Vinicius de Moraes

“Perpetual optimism is a force multiplier.” - Colin Powell

"Jacaré que fica parado vira bolsa" - Ditado brasileiro

“Life is what happens to you while you're busy making other plans” - John Lennon

"Happiness is being famous for your ability to indulge in every kind of excess" - Calvin & Hobbes

"In Heaven all the interesting people are missing" - Friedrich Nietzsche

Gosto disto!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Eldorado, Laurent Gaudé

El Dorado aborda a velha questão da imigração ilegal entre o Norte de África e a Europa. A história foca a sua atenção em dois irmãos que cometem a proeza de cruzar quilómetros para conseguir alcançar o sonho de um novo mundo. Mas um não seguirá viagem. Descubram porquê...


"Equivoquei-me. Não é fácil atravessar nenhuma fronteira. Temos necessariamente que deixar alguma coisa para trás. Julgámos poder passar sem sentir a mínima dificuldade, mas temos de arrancar a própria pele para deixar a nossa terra. E o facto de não haver arame farpado nem posto fronteiriço não altera nada. Deixei para trás o meu irmão, como quem perde um sapato numa corrida. Nenhuma fronteira nos deixa passar serenamente. Todas elas nos ferem."