sexta-feira, 22 de julho de 2016

From the Cayman com amor 8

"Nascida em Madrid, a consagrada jornalista-escritora Rosa Montero é uma das figuras centrais da literatura espanhola contemporânea." (Editorial Seix Barral)




Foto e legenda: Sofia Reis, portuguesa, jornalista e fotógrafa.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

From the Cayman com amor 7

“Os livros de Carlos Ruiz Zafón conquistaram milhões de leitores em todos os continentes e a sua obra está traduzida em mais de 40 línguas. Enquanto não os li todos não descansei.” (edição Vintage Español)



Foto e legenda: Sofia Reis, portuguesa, jornalista e fotógrafa.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

From the Cayman com amor 6

“A curiosidade conquistou uma leitora. Uma colecção de expressões usadas nas Ilhas Caimão que nunca vou conseguir memorizar. Exemplo? Quando dizem: “Yoh ears clog up ah wah? quer dizer 'parece que tens dificuldade em ouvir’; Porque não prestas atenção?” Graças aos céus que a língua oficial é o inglês e muitas destas expressões eram usadas em tempos que já lá vão. Excelente trabalho de pesquisa.” (Special Caymanology Edition)



Foto e legenda: Sofia Reis, portuguesa, jornalista e fotógrafa.

terça-feira, 19 de julho de 2016

resfolgar


o baloiço parou no tempo
um pássaro morto por entre o outono
exposto pelas feridas do chão
as folhas emudeceram
quando atravessaste a cancela
às vezes ouve-se um gemer
e ponho-me à escuta
a ver se a porta se abre
ao teu regresso
mas é tão-só o resfolgar
da manhã sob a ferrugem da asa.


Helder Magalhães


Anka Zhuravleva arts

Ô Minas Gerais, é do borogodó!

Final de semana passado, por conta do meu trabalho como narradora de histórias, estive em Minas Gerais. Costume aqui de casa, de uma viagem trazemos prendas para as pessoas que gostamos, e isso não poderia ser diferente com meus amigos do Clube de Leitores. Por isso, hoje eu trago todo Borogodó de Guimarães Rosa, num conto que enreda o caminho da delicadeza.
Espero que aproveitem bem.
Ah, e as casinhas de barro tão bem feitinhas, eu mesma fotografei 'procêis'.

Eu sou Penélope Martins e faço a ponte de leituras É do Borogodó, sempre aqui no Clube, ligando Portugal e Brasil com nossa língua portuguesa.




"Do narrador seus ouvintes:
– Jó Joaquim, cliente, era quieto, respeitado, bom como o cheiro de cerveja. Tinha o para não ser célebre. Como elas quem pode, porém? Foi Adão dormir e Eva nascer. Chamando-se Livíria, Rivília ou Irlívia, a que, nesta observação, a Jó Joaquim apareceu.
Antes bonita, olhos de viva mosca, morena mel e pão. Aliás, casada. Sorriram-se, viram-se. Era infinitamente maio e Jó Joaquim pegou o amor. Enfim, entenderam-se. Voando o mais em ímpeto de nau tangida a vela e vento. Mas tendo tudo de ser secreto, claro, coberto de sete capas.
Porque o marido se fazia notório, na valentia com ciúme; e as aldeias são a alheia vigilância. Então ao rigor geral os dois se sujeitaram, conforme o clandestino amor em sua forma local, conforme o mundo é mundo. Todo abismo é navegável a barquinhos de papel.
Não se via quando e como se viam. Jó Joaquim, além disso, existindo só retraído, minuciosamente. Esperar é reconhecer-se incompleto. Dependiam eles de enorme milagre. O inebriado engano.
Até que -deu-se o desmastreio. O trágico não vem a conta-gotas. Apanhara o marido a mulher: com outro, um terceiro… Sem mais cá nem mais lá, mediante revólver, assustou-a e matou-o. Diz-se, também, que a ferira, leviano modo.
Jó Joaquim, derrubadamente surpreso, no absurdo desistia de crer, e foi para o decúbito dorsal, por dores, frios, calores, quiçá lágrimas, devolvido ao barro, entre o inefável e o infando. Imaginara-a jamais a ter o pé em três estribos; chegou a maldizer de seus próprios e gratos abusufrutos. Reteve-se de vê-la. Proibia-se de ser pseudo personagem, em lance de tão vermelha e preta amplitude.
Ela -longe- sempre ou ao máximo mais formosa, já sarada e sã. Ele exercitava-se a agüentar-se, nas defeituosas emoções.
Enquanto, ora, as coisas amaduravam. Todo fim é impossível? Azarado fugitivo, e como à Providência praz, o marido faleceu, afogado ou de tifo. O tempo é engenhoso.
Soube-o logo Jó Joaquim, em seu franciscanato, dolorido mas já medicado. Vai, pois, com a amada se encontrou -ela sutil como uma colher de chá, grude de engodos, o firme fascínio. Nela acreditou, num abrir e não fechar de ouvidos. Daí, de repente, casaram-se. Alegres, sim, para feliz escândalo popular, por que forma fosse.
Mas.
Sempre vem imprevisível o abominoso? Ou: os tempos se seguem e parafraseiam-se. Deu-se a entrada dos demônios.
Da vez, Jó Joaquim foi quem a deparou, em péssima hora: traído e traidora. De amor não a matou, que não era para truz de tigre ou leão. Expulsou-a apenas, apostrofando-se, como inédito poeta e homem. E viajou a mulher, a desconhecido destino.
Tudo aplaudiu e reprovou o povo, repartido. Pelo fato, Jó Joaquim sentiu-se histórico, quase criminoso, reincidente. Triste, pois que tão calado. Suas lágrimas corriam atrás dela, como formiguinhas brancas. Mas, no frágio da barca, de novo respeitado, quieto. Vá-se a camisa, que não o dela dentro. Era o seu um amor meditado, a prova de remorsos. Dedicou-se a endireitar-se.
Mais.
No decorrer e comenos, Jó Joaquim entrou sensível a aplicar-se, a progressivo, jeitoso afã. A bonança nada tem a ver com a tempestade. Crível? Sábio sempre foi Ulisses, que começou por se fazer de louco. Desejava ele, Jó Joaquim, a felicidade -idéia inata. Entregou-se a remir, redimir a mulher, à conte inteira. Incrível? É de notar que o ar vem do ar. De sofrer e amar, a gente não se desafaz. Ele queria os arquétipos, platonizava. Ela era um aroma.
Nunca tivera ela amantes! Não um. Não dois. Disse-se e dizia isso Jó Joaquim. Reportava a lenda a embustes, falsas lérias escabrosas. Cumpria-lhe descaluniá-la, obrigava-se por tudo. Trouxe à boca-de-cena do mundo, de caso raso, o que fora tão claro como água suja. Demonstrando-o, amatemático, contrário ao público pensamento e à lógica, desde que Aristóteles a fundou. O que não era tão fácil como fritar almôndegas. Sem malícia, com paciência, sem insistência, principalmente.
O ponto está em que o soube, de tal arte: por antipesquisas, acronologia miúda, conversinhas escudadas, remendados testemunhos. Jó Joaquim, genial, operava o passado -plástico e contraditório rascunho. Criava nova, transformada realidade, mais alta. Mais certa?
Celebrava-a, ufanático, tendo-a por justa e averiguada, com convicção manifesta. Haja o absoluto amar -e qualquer causa se irrefuta.
Pois produziu efeito. Surtiu bem. Sumiram-se os pontos das reticências, o tempo secou o assunto. Total o transato desmanchava-se, a anterior evidência e seu nevoeiro. O real e válido, na árvore, é a reta que vai para cima. Todos já acreditavam. Jó Joaquim primeiro que todos.
Mesmo a mulher, até, por fim. Chegou-lhe lá a notícia, onde se achava, em ignota, defendida, perfeita distância. Soube-se nua e pura. Veio sem culpa. Voltou, com dengos e fofos de bandeira ao vento.
Três vezes passa perto da gente a felicidade. Jó Joaquim e Vilíria retomaram-se, e conviveram, convolados, o verdadeiro e melhor de sua útil vida.

E pôs-se a fábula em ata."

Desenredo, conto de Guimarães Rosa.