A história começou a ser desenhada em Março. Há já algum tempo que pensava organizar qualquer coisa onde pudesse falar dos livros que leio, publicar poemas que encontro, emoções ligadas ao meu trabalho... Aventuras e desventuras!
Tudo começou na rede social Facebook. Criei um grupo chamado 'livreiro no facebook' (actual 'livros no facebook').
Inicialmente o objectivo era prestar assistência a quem precisasse de informações acerca de livros. Rapidamente difundi o projecto entre os amigos, procurando fazer cartões de cliente da livraria onde trabalhava - Almedina na Rua de Ceuta.
A necessidade aguçava o engenho. Como era difícil conseguir que me fossem visitar a uma loja de rua, comecei a propor fazer o inverso: eu levo os livros ao cliente. Nada mais simples que uma conta bancária ou, então, dar-me o dinheiro em mão.
O negócio teve um impacto imediato e muito positivo. Entre alguns clientes, enviei livros para Ílhavo, Açores, Chaves...
Ganhei clientes 'adeptos'. Invoco a minha amiga Isa, a Constança e a Carla que escrevem neste blogue, o meu amigo Manel, entre muitos outros que me entusiasmaram com elogios e força.
Pessoas que se lembram de comprar um livro e recorrem a mim. Seja uma mensagem, um telefonema, um e-mail.
Tem sido muito gratificante. Não encontro palavras para descrever o prazer que isso me dá.

Voltando à história... Cedo me apercebi que era necessário apoio de um blogue para o grupo no Facebook. Este cresceu inesperadamente entre os amigos. O 'grande' problema foi quando os amigos dos amigos começaram a chegar. As editoras, livrarias, outros blogues, gente que eu não conheço...
Aí as coisas começaram a ser mais sérias. Não podia ter medo da plateia, tinha é que inventar maneira de continuar. O blogue nasce em Maio, poucos dias depois de mudar-me para outra loja: Almedina Arrábida, Vila Nova de Gaia.
Escrever sobre os livros que lia podia ser um pouco tendencioso. Não queria que fosse um espaço de um orador. Aliás, não leio assim tanto para publicar quase todos os dias um texto.
A solução chegou com um clube de leitores virtual. A ideia é discutir-se um livro todos os meses. Mas também aí quis inovar, transformar o blogue em algo diferente. Todos os meses convido uma pessoa para escolher um livro e falarmos dele. E assim apareceram outros escritores.
A ideia é chegarmos aos 12, celebrarmos um ano de escolhas. Depois voltamos a escolher no mês que nos calhou.
Além de amigos que fiz e que são, neste momento, virtuais; convidei pessoas que conheço bem. O grupo não podia ser mais interessante, porque tem escritores, livreiros, juristas, estudantes...
Hoje celebro igualmente os números que esta 'brincadeira' alcançou. O mês de Dezembro teve novo recorde: com mais de 100 pessoas todos os dias a abrirem páginas. Foram mais de 3 mil as visualizações neste mês - o dobro de Julho.
Tenho gente que deixa comentários regularmente, uma em especial (Isabel Vaz), escreveu-me para o mail. Pessoas em vários cantos do Mundo.
Quero deixar um abraço a todos. Feliz 2011!
A vossa força é a minha. Obrigado por tudo.