quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Já temos vencedores! Passatempo «Brasil», de Neill Lochery

P.V.P.: 19,90 € 
Data de Edição: 2014
Nº de Páginas: 432
Editora: Editorial Presença

Parabéns Diogo Fernandes, Ana Paula Oliveira e André Silva, são os vencedores do passatempo «Brasil». Cada um vai receber 1 exemplar do livro!

O que têm que fazer agora? Contactar o blog para sabermos a vossa morada! Procurem-nos no facebook (na página ou no grupoou enviem email para: blogueclubedeleitores@gmail.com

O que se pedia era relativamente simples, responder ao seguinte - O que mais gosta no Brasil? Porquê?

E estas são as respostas vencedoras, com grande mérito. Parabéns!

Diogo Fernandes

O que mais gosto no Brasil são as pessoas. A vida. A descontracção. A despreocupação. A alegria de viver. Todos estes ingredientes fazem da população brasileira a mais carinhosa, amável e prazerosa de se conviver. Impossível não sorrir com um brasileiro. Impossível ficar triste junto de um brasileiro. De uma forma sempre "bacana" e "legal", os dias passam mas a mentalidade não regride. O povo brasileiro continua jovem, vivo e "bem lá no alto". Com os brasileiros aprendemos a viver a vida como deve ser vivida: com vida.

Ana Paula Oliveira

Sob o céu azul, estendem-se quilómetros de areia branca, abraçada pelo mar e por frondosa mata, que conduzem à pequena e formosa vila piscatória cujos restaurantes, lojas e feiras de artesanato maravilham os turistas com o seu toque de rusticidade sofisticada. Biodiversidade, beleza natural e encanto moram na Praia do Forte.
O mar, que acorda nervoso, vai relaxando ao longo do dia. Ao final da tarde, completamente calmo, alonga-se, lânguido, e mostra todo o seu esplendor. 
Este é o local certo para fugir ao ruído e à confusão. Onde silêncio, calma e paz rimam com calor, boa disposição e festa. E, para alimentar a festa, apenas a 60Km, a cidade de S. Salvador da Bahia, de flagrantes contrastes e cheia de História, envolve quem lá chega. Logo nos deixamos seduzir pelo ritmo dos berimbaus e pela alegria da capoeira, pelo odor e sabor da fruta, pela cor das baianas e das paletas dos pintores, pela música saída dos sinos das inúmeras igrejas. Mas a maior emoção é o encontro com Jorge Amado cuja presença se sente e se toca e se respira.
- Sorria, você está na Bahia – dizem-nos.
E é impossível não sorrir, não dançar, não conversar, não beber uma agradável caipirinha, não saborear um delicioso sorvete de frutas exóticas, não encher a alma com tanto que este cantinho do paraíso tem para oferecer.
Não conheço outros lugares cariocas, mas Brasil é isto. Sinto-o. 
(texto adaptado de um que escrevi em 2011 e publicado na revista Fugas)

André Silva

Adoro no povo brasileiro a sua vivacidade,
E a sua alegria é de alucinar,
E já desde tenra idade,
Que esta cultura quero experienciar!

No Brasil adoro o clima e o seu calor,
E no seu povo a sua boa disposição,
Um dia quando lá for vou percorrer com fervor,
Os seus recantos de manhã ao serão!

E esta obra quero muito ter,
Para os meus conhecimentos do Brasil preservar,
E aqui prometo que se vencer,
Corro de Paredes até Ovar!

*O vencedor terá que enviar-nos a sua morada. Em caso de não o fizer, o Clube atribuirá o livro a outro(a) finalista. Fique atento!

Sem comentários:

Publicar um comentário