quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

"Bem-vindos a Esta Noite Branca"

Amigos do Clube, o livro "Bem-vindos a Esta Noite Branca" tomou agora versão física, estando (finalmente) disponível em forma impressa! É um gosto poder partilhar este acontecimento com os amigos, conhecidos e simpatizantes do Clube, lugar que tanto me tem ensinado e novos caminhos mostrado.
Deixo-vos com um pequeno excerto e o link para a página de Facebook do mesmo, onde constarão informações e novidades.

Um abraço,
Gonçalo Naves




"Há pessoas que se vão embora de nós. Se calhar é-nos isso pior que morrerem, não que se deseje a morte a alguém mas a verdade é que quando alguém se vai embora de nós e continua presente nos outros é como se nos passasse a flutuar por cima da cabeça e nos acompanhasse para tudo o que é sítio. Flutua-nos em cima e carrega pedaços de tempo que nos faltam, há tempos que nos faltam, há tempos que me faltam, tempos que me hão de faltar e que por muito que os disfarce com contentamentos de vária ordem sempre aqui estarão espalhando-me grãos de saudade por todo o corpo e lembrando-me das minhas desatenções passadas. Penso nisso com pena, ao menos que me previnam de desatenções futuras, nunca é tarde para se ser melhor do que se foi ontem."

https://www.facebook.com/bemvindosaestanoitebranca/?ref=hl

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

magnólia


das nervuras dos dedos
de raiz entretecidas
a um longínquo céu.


Helder Magalhães

domingo, 17 de janeiro de 2016

AVC do Amor, Luís Abreu


SINOPSE

AVC do Amor é um texto de ficção, baseado na realidade e que relata, de uma forma “leve”, não espiritual e alegre a rotina diária de uma paralisia causada por um AVC. Neste texto, o autor, ele próprio tetraplégico, faz um relato muito verosímil e realista dessa condição, misturando-o com grandes paixões, com uma viagem a outra dimensão e com alguns episódios ligeiramente humorísticos.

Com várias histórias, AVC do Amor conta-nos alguns eventos passados na adolescência e na vida adulta de Rodrigo. Personagem principal que se recusa a acreditar no AVC e que, com a pertinência das suas questões, leva o leitor a duvidar da sua condição de tetraplégico. O autor guarda segredo da sua condição e nunca revela se está mesmo tetraplégico, deixando essa decisão ao leitor.

O texto percorre várias fases da vida de Rodrigo, personagem usado para o autor refletir sobre os múltiplos assuntos que o apoquentam negativa ou positivamente.

É uma obra desconcertante que provocará, de certeza, múltiplos sentimentos conforme o estado de espírito de cada leitor.


Luís Abreu nasceu no ano de 1973 em Luanda. Veio para Portugal com 30 meses para morar em Vieira de Leiria, aos 4 anos mudou-se para Paio Pires e aos 13 anos foi viver para Almada. Estudou engenharia informática no IST, foi sócio de uma empresa de novas tecnologias e trabalhou numa multinacional onde esteve envolvido em projetos de âmbito nacional. Em 2006 teve um avc gravíssimo que quase o levou à morte. Contrariando as evidências sobreviveu e, desde então, tem tido vários ganhos que, apesar de lentos, são o culminar de muito esforço e dedicação do próprio e de todos que o rodeiam. É autor da página do facebook “Palavras Paralíticas - Luís Abreu” e tem publicados:

A título individual:
Insónia, Minerva, 2012
Fragmentário, Chiado Editora, 2013
Muros e Amor, Chiado Editora, 2014
A título coletivo:
Conto de Poetas; Nós, Poetas, Editamos; 2013
Nós, Poetas, Editamos IV; Nós, Poetas, Editamos; 2013
Entre o sono e o sonho – Antologia de Poesia
Contemporânea Vol. VI, Chiado Editora, 2015
Entre o sono e o sonho – Antologia de Poesia
Contemporânea Vol. V, Chiado Editora, 2014
Entre o sono e o sonho – Antologia de Poesia
Contemporânea Vol. IV, Chiado Editora, 2013
Entre o sono e o sonho – Antologia de Poesia
Contemporânea Vol. III, Chiado Editora

Por andará a madame agora

Por onde andará a madame agora, que avançava pé ante pé manhã adentro e me fazia alcançar novamente todas as idades da infância?
Os homens só servem para teorias (matemáticas e literaturas e derivados) e por isso esquecem-se que não podem saber de si se não houver ninguém a saber deles. Usam palavras que não acabam para dizer tão pouco e não é que afinal de contas, ao fim de tantas letras que fogem e emoções que se afastam, acabam por continuar em silêncio para as coisas importantes.
Temos saudades porque sabemos que vamos morrer e então pergunto-me se a madame continuará ainda meio metro à minha frente, plantando sorrisos no chão para que eu os continue a apanhar, convicto de que sei tudo, tudo do nada.

Gonçalo Naves

Imagem retirada daqui: http://www.restauranteviagraca.com/