sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

L'Éclat de la lumière (O fulgor da luz) - conversas com Vieira da Silva e Arpad Szenes


Um livro de Anne Philipe, numa tradução feita por Luiza Neto Jorge, de uma longa entrevista a Vieira da Silva e Arpad Szenes.

A conversa parece desenrolar-se a um ritmo de pintura de um quadro, muito serenamente. Além do espírito dos pintores, sente-se o amor que ambos têm um pelo outro, num exercício interessante sobre a pintura, o mundo, a inspiração que os conduz e as vidas que levam.

Impossível parar de admirar o que dizem, o que sentem, como as suas vidas se entrelaçaram numa feliz união, apesar de virem de zonas tão diferentes da Europa. 

E depois existe o próprio pensamento artístico, a visão da arte, os exemplos de outros; aprende-se muito sobre o que era Paris nos tempos em que ambos se cruzaram e conheceram.

A ler!

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Mata Branca

Image result for socorro lira





Com a Mata Branca aprendi, vivendo,
a sobreviver à aridez da terra
meu coração verve e, verde, se esperança
na vida escondida sob a folha seca
ou que a vista alcança no topo da serra

O seu céu azula o meu olhar triste
e pinta de alegre a alma acinzentada
com as cores vivas do desejo quente
e com a força bruta dos sonhos da gente
pequena semente no barro plantada


- Socorro Lira -


**

Socorro Lira, é poeta, compositora, cantora, paraibana, mulher da Mata Branca, do Brejo da Cruz, do Estado da Paraíba, do Nordeste Brasileiro, da arte, da luta.

Conheci Socorro com a música. Foi cantando com ela que eu cozinhei a ceia de Natal de 2016, depois os quitutes pra virada de ano novo. Chorei, ri, dancei.

Digo que conheci, mas foi no sentido de saber da existência dela, não de ficar frente a frente.

Uns dias depois das festas de final de ano, minha amiga também poeta, Alice Ruiz, me chamou para um fuzuê (uma festinha, uma reunião) só com mulheres. Sorte a minha: tava lá Socorro, essa mulher (en) cantadora que bota na voz o Brasil em todas suas cores.

Por convicção, eu só acredito na partilha, por isso, compartilho com os amigos de Portugal, leitores do que está escrito e do que é falado, um pouco da poesia e da música e da voz dessa grande artista.

No álbum abaixo, sexto inédito de sua carreira e primeiro não autoral, Socorro Lira se junta a Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Sandra Belê, Vanja Orico e Zé Paulo Medeiros para render homenagem ao grande compositor paraibano Zé do Norte, em função do centenário de seu nascimento. O disco foi o quarto volume do projeto Memória Musical da Paraíba.

Divirtam-se, queridos!

Aqui, como de costume, quem fala é Penélope Martins, fazendo a ponte Brasil e Portugal, com muito som e borogodó!


inaugurando


a neve irrompendo
à janela de um aniversário
anos atrás
flocos nimbando
assentando vida no corpo
da paisagem
como palavras
inaugurando um tempo.


Helder Magalhães


Sónia Silva


domingo, 15 de janeiro de 2017

Uma cova é para escavar, Ruth Krauss & Maurice Sendak



Publicado pela Kalandraka, este livro reforça uma mensagem positiva sobre várias funções das coisas, ilustrando situações e para que servem. 

Com desenhos de outro grande génio, Maurice Sendak, Ruth Krauss conta as 'primeiras explicações' de tudo, para as crianças. Percebemos para que serve uma cova, um irmão, o puré de batata e, por fim, para que servem os livros. 

Um livro carregado de pequenos pensamentos muito positivos, com vários momentos de humor (dados pelo texto e pelo desenho) e alguns toques de ternura.

Vale a pena agarrar esta história!

---

«O puré de batata é para chegar para todos. / Uma cara é para fazer caretas. / Uma cara é o que está à frente do teu nariz. / Os cães são para dar beijos às pessoas. / As mãos dão-se umas às outras. /

Levantas o braço quando queres falar(...)». "Uma cova é para escavar" ou "O livro das primeiras explicações", escrito por Ruth Krauss e ilustrado por Maurice Sendak, é uma coleção de aforismos, simples só na aparência. A profundidade dos sentidos e a leveza do humor convidam os leitores, miúdos e graúdos, a interpretar o que os rodeia e a interagir com os outros e com o mundo. Um livro divertido e cheio de sabedoria, porque, afinal, "O sol é para que o dia seja fantástico" e "Um livro é para ser lido". O puré de batata é para chegar para todos. Uma cara é para fazer caretas. Uma cara é o que está à frente do teu nariz.

Os cães são para dar beijos às pessoas. As mãos dão-se umas às outras. Levantas o braço quando queres falar. Uma cova é para escavar. "O livro das primeiras explicações" é uma coleção de aforismos, simples só na aparência. A profundidade dos sentidos e a leveza do humor convidam os leitores, miúdos e graúdos, a interpretar o que os rodeia e a interagir com os outros e com o mundo. Um livro divertido e cheio de sabedoria, porque, afinal, "O sol é para que o dia seja fantástico" e "Um livro é para ser lido".


História do Novo Nome, Elena Ferrante


Valeu a pena ler este 2.º volume, penso que a história cresce e a acção se torna mais rica. 

Elena e Lila seguem caminhos totalmente diferentes: Lila casa com um homem rico do bairro, Elena vence os seus medos e afirma-se nos estudos.

Pelo meio, Lila rouba a paixão de Elena, num verão de praia. Inicialmente podemos achar que Elena vai abandonar para sempre a amiga, mas a ligação umbilical que as duas têm é muito difícil de quebrar. Muitas divergências, caminhos opostos, perspectivas de felicidade (ou serão viciadas, à sua maneira, em frustrações?); ao mesmo tempo, um forte fascínio pelo outro lado, um regresso aos tempos da primária, quando as duas raparigas disputavam a atenção e interesse da professora, na sala de aula.

Ambas vivem transições muito tempestuosas para a fase adulta. Elena tenta vencer os seus medos e angústias, a tendência para achar que a vida é uma representação daquilo que não é. Sai de Nápoles rumo a Pisa, forma-se e vê um livro publicado. 

Lila abandona a casa do marido, com o filho que não é dele, é do amante que a abandonou. Desce vários degraus na vida, indo parar a uma fábrica, onde desmancha carnes o dia todo. Mas nunca deixa de treinar o filho para ser o melhor, para conseguir tudo aquilo que ela não tem.

Vamos ver o que nos esperam os próximos volumes!