sábado, 12 de janeiro de 2013

Angkor W(h)at? A selva

Angkor Wat,
19 de Abril 2009

Depois de um almoço, da visita a vários templos e descoberta de sítios incríveis; passei aos templos que estão intocados. E que descoberta... A selva engoliu-os! As árvores galgaram as pedras dos Santuários. O resultado? Uma experiência do outro mundo... e fotos assombrosas!



Nunca me senti tão no meio de uma aventura. Para cada lado que olhava era impossível não me sentir dentro da trama de um filme do Indiana Jones. Na verdade, foi neste preciso lugar que foi filmado um dos Tomb Rider. Não é de admirar: é perfeito para a acção. E tem como cenário uma civilização desaparecida. 


Rodrigo Ferrão


Livros vs Ebooks


É o debate do momento no mundo dos livros e promete não ficar por aqui. Os argumentos são imensos para ambos os lados, as vantagens e desvantagens servem para todos os gostos. Na minha opinião nem a morte de um nem a vitória suprema do outro. 

Para comemorar um ano de vendas de livros digitais, a Intrínseca, livraria brasileira, promoveu um chat on-line sobre e-books com os editores do sector, Cindy Leopoldo e Josué de Oliveira. Duarante vários dias toda a gente pode discutir sobre o assunto. Conclusões... quase nada como objecto final. 

Para que ninguém fique de fora todos os comentários e conversas estão disponíveis no site da livraria. Para esta iniciativa, produziram um vídeo que compila as vantagens e desvantagens e lança a discussão. Vale a pena espreitar! 

Mas o mais importante é fazer da leitura um hábito! E então? Vocês preferem os livros de papel ou os digitais? Quem já usa os dois suportes?


Miguel Esteves Cardoso vai ter novo livro: "Como É Linda a Puta da Vida"


Diz o Público: «Como É Linda a Puta da Vida sairá em Abril e é um livro de crónicas. É o primeiro livro de Miguel Esteves Cardoso na Porto Editora que irá reeditar a sua obra.»

Esta notícia deixa muitas pistas da personalidade e engenho de Miguel Esteves Cardoso. Ao seu estilo, lá vai dizendo que “Há uns seis ou sete anos, começámos um namoro, eu e a Porto Editora, e finalmente casámos”.

“Estes anos, para mim, têm sido difíceis, embora tenham sido também felizes e bons. E o título deste livro de crónicas que vai sair em Abril acompanha dias bons e dias maus”, disse o autor. “Mas a coisa mais importante é que, mesmo nos dias maus, havia sempre momentos bons. É à própria pessoa que cabe decidir o dia. Por isso é que o livro se chama Como É Linda a Puta da Vida”, explicou MEC, que foi um dos fundadores do semanário O Independente e mudou o modo como se escreviam crónicas nos jornais em Portugal. O livro incluirá textos do PÚBLICO e de outros jornais e revistas, mas também crónicas que não saíram em lugar algum. “Eram quase quatro mil e foram reduzidas a 100. São sete anos.”

«Quando esteve a ler as suas crónicas para fazer a selecção, Esteves Cardoso ficou surpreendido com “a quantidade de merda que uma pessoa escreve”. É um exercício que não recomenda a ninguém por ser profundamente deprimente: os computadores não se esquecem, não há maneira de aquilo se perder. Depois, de repente, aparece um texto que não é tão mau e uma pessoa fica contente, conta. “Lembro-me de que quando era novo tentava fazer: merda, merda, merda, e um [texto] bom. Mas era muito optimista. Agora era merda, merda, merda 19 vezes e depois um bom! Que sorte!”

“A vida é má e imprevisível e é uma puta. E não se percebe bem qual é o critério. Mas, por outro lado, é linda”, disse nesta apresentação em que estava acompanhado por Valter Hugo Mãe, escritor que deixou a Objectiva e também assinou contrato com a Porto Editora.»

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

História Prodigiosa de Portugal - o livro explicado pelo historiador Joaquim Fernandes


História Prodigiosa de Portugal. Mitos&Maravilhas, Vol. I

Aqui se apresenta o retrato de um País digno de Alice, tirado em pose no Passado e que nos explica de que modo e por que razões é que chegamos ao Presente, neste Estado, por caminhos e agentes tão crédulos e piedosos na regência dos negócios públicos: crenças, mitos e maravilhas cozinhados a lume brando em pactos partilhados entre o céu e o inferno, em sobrenatural e fantástica existência nossa, abençoada a incenso ou a enxofre, com anjos e demónios, par a consolação e provimento da Grei. Nas páginas desta "História Prodigiosa de Portugal" o leitor irá conhecer personagens e eventos capitais que marcam este milenar consórcio de Portugal com os universos do sobrenatural e da magia:


Pedimos de empréstimo Ulisses e outros deuses menores para reconstituir no solo pátrio o Éden bíblico; ousamos "nacionalizar" a submersa Atlântida e a plataforma continental há mais de século; requisitamos ajuda às tropas celestes e aos eclipses para levar de vencida o Mouro invasor; "senhoras luminosas" dispensaram-nos ajuda médica nas frentes de combate contra o infiel; os nossos soberanos acediam à pia batismal, ao altar e ao trono após consulta aos céus e ao astrólogo régio; comerciámos as nossas mulheres com o diabo e o seu séquito no silêncio dos conventos; as nossas batalhas e os nossos exércitos regulamentavam-se pela aparição dos cometas; traficámos falsas relíquias, aos milhares, em piedosa contrafação controlada pela Corte e apaniguados; salvámos os nossos prisioneiros dos cárceres da mourama em instantâneos teletransportes; multiplicámos falsos Sebastiões desejados em farsas e tragédias; enviámos homens santos aos mares do Oriente domesticar oceanos e pescarias; replicámos toda a sorte de amuletos e mezinhas para consumo de reis e aristocratas...

Se fossemos coevos de Camilo Castelo Branco subscreveríamos a camiliana sentença: "Uma nação que assim está sob fiscalização divina não pode cair como Cartago ou Roma...

Joaquim Fernandes

Alerta de última hora

ALERTA IMPORTANTE:

a eleição dos blogs do ano está suspensa até segunda-feira por motivos técnicos, segundo anunciou o Aventar há momentos.

Guardem por isso o vosso entusiasmo este fim-de-semana, dupliquem-no, tripliquem-no e voltamos a votar assim que reabrirem as urnas, o que será aqui anunciado atempadamente - e continuaremos então rumo quiçá à vitória.

Muito obrigada - em meu nome e no de toda a equipa Clube de Leitores - pelo vosso apoio, confiança e entusiasmo!

Se quiserem perceber melhor o que se passa, sigam o link.
http://aventar.eu/blogs-do-ano-2012/



1º Parágrafo: A Paixão segundo Constança H.


Estendia a mão e tocava aquele corpo quase púbere, de seios apesar de tudo cheios e subidos, de mamilos praticamente lilases, sempre prontos a arrepiarem-se, a endurecerem e apertarem-se como certas flores.


Reflexões sobre o racismo e discriminação com Richard Zimler no Porto


Hoje à noite vamos descobrir mais sobre o Richard Zimler. O homem para além do autor e as suas preocupações, histórias e vivências sobre racismo e discriminação em Portugal e nos Estados Unidos da América.

O convite é feito pelo SOS Racismo Porto, no Centro Unesco do Porto, às 21h30. Apareçam!


Richard Zimler, um jornalista, escritor e professor norte-americano naturalizado português. Tem publicado vários romances, alguns dos quais se tornaram bestsellers em diversos países, e já ganhou prémios como o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction, em 1994, e o Herodotus Award para o melhor romance histórico, em 1998.

Quatro dos seus romances - Meia-Noite ou o Principio do Mundo, Goa ou o Guardião da Aurora, A Sétima Porta e Os Anagramas de Varsóvia - foram propostos para o Prémio Literário Interncional IMPAC. A título da obra «Goa ou o Guardião da Aurora» (Le Gardien de L'Aube), foi-lhe atribuído o prémio literário Alberto Benveniste 2009, destinado a romances em língua francesa que se enquadrem no programa do Centro Alberto Benveniste (Estudos Judeo-Sefarditas). Zimler recebeu o galardão no dia 26 de Janeiro de 2009, na Sorbonne.

O seu primeiro livro para crianças, lançado em 2009, tem por título «Dança Quando Chegares ao Fim: bons conselhos de amigos animais» e ilustrações de Bernardo Carvalho. O seu segundo livro infantil, lançado em 2011, tem por título «Hugo e Eu e as Mangas de Marte» e é também uma colaboração com Bernardo Carvalho.

Em 2009, Zimler escreveu o guião para «O Espelho Lento», uma curta-metragem baseada num dos seus contos. O filme foi rodado em Julho de 2009 pela realizadora luso-sueca Solveig Nordlund. Tem como atores principais Gracinda Nave, Marta Peneda e o próprio Zimler. Em maio de 2010, «Espelho Lento» venceu o prémio de melhor drama no sexto festival de curtas-metragens Downtown, de Nova Iorque. Em Janeiro de 2010, o seu romance «Os Anagramas de Varsóvia» foi nomeado «Livro do Ano 2009» pela revista portuguesa Ler e um dos 20 melhores livros da década 2000-2009 pelo jornal diário Público.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Reencontrar Hans Christian Andersen


Mais de 150 anos depois de textos como “O patinho feio” ou “ O novo traje do imperador”, foi descoberto num arquivo de Odense, na Dinamarca, um conto inédito de Hans Christian Andersen, já considerado como o primeiro que escreveu. Os especialistas consultados pelo jornal Politiken estão convencidos de que “Tællelyst” (“A vela de sebo”) é mesmo de Andersen e pode ser a sua primeira obra; escrita ainda quando o escritor dinamarquês era estudante, entre 1822 e 1826.

A descoberta foi feita pelo historiador local Esben Brage ao consultar um caderno de 190 anos que tinha na capa o nome “Andersen”, guardado num arquivo na ilha de Fünen. No conto de 700 palavras, a vela é um ser animado que depois de várias decepções encontra o seu lugar na vida ao ser acesa. O texto tem uma dedicatória a Madame Bunkelflod, viúva do pároco que vivia em frente à casa de Andersen e que emprestava livros ao estudante.


Nas suas histórias, Andersen procurou sempre passar padrões de comportamento que deveriam ser adoptados pela sociedade, mostrando inclusive os confrontos entre poderosos e desprotegidos, fortes e fracos. Ele tentou sempre demonstrar que toda a gente deveria ter direitos iguais.

Graças à sua contribuição para a literatura para a infância e adolescência, a data de seu nascimento, 2 de Abril, é hoje o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante prémio internacional deste género literário tem o seu nome. Anualmente, a International Board on Books for Young People (IBBY) oferece a Medalha Hans Christian Andersen para os maiores nomes da literatura infanto-juvenil.

1º Parágrafo: Nada a Temer


Não acredito em Deus, mas sinto a Sua falta. É o que digo quando o temo é abordado. Perguntei ao meu irmão que ensinou Filosofia em Oxford, em Genebra e na Sorbonne, o que pensava desta afirmação, mas sem revelar que era minha. Ele respondeu com uma palavra: “Lamechice.”



* Tradução de Helena Cardoso

a-ver-livros: companhia e André François

Cada um lê na companhia do animal que está mais à mão.
Ou ao pé. 

Só isso.

* para conhecer mais sobre o cartoonista francês André François,
nascido na Hungria, siga o link www.adcglobal.org/archive/hof/2003

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Motivações de uma obra, por Joaquim Fernandes


Motivações de uma obra

Desde cedo me seduziram os recantos mais sombrios da História, as encruzilhadas menos frequentadas e os lugares mais soturnos e menos frequentados da nossa vivência comum. Os largos espaços cósmicos assediaram a minha atenção e cuidado, e assim me vi ocupado, desde finais da década de 1970, em discernir os arroubos extraterrenos do imaginário dos concidadãos de olhos nas estrelas e corpo aqui na terra. Passagem obrigatória em Fátima, 1917, estação de trânsito dos mais ousados sonhos de ligação ao Céu, com maiúsculas, ponte para outras indagações com o mesmo sentido, mas em escala mais astronómica e menos religiosa e popular-mariana. Seis afadigados anos se esfumaram do meu crédito de investigador nessa labuta partilhada com Fina d’Armada, em demanda da verdade possível das femininas aparições…


(clique na imagem para aumentar)


Daí em diante, contaminado com a febre das estantes, das velhas crónicas e periódicos bafientos, instalei-me como monge copista nas sombras das bibliotecas. De vidas de santos e santas rotulados de virtudes na vida e na morte, dos repertórios dos hagiológios setecentistas, fiz dissertação de mestrado; em imparável sucessão de leituras indaguei os caminhos da formação do imaginário extraterrestre nas nossas elites culturais, desde o fim da Modernidade até meados do século XIX e vi-me desembocar num doutoramento original, estreia europeia nos domínios da História. Entre céus menores, mais próximos do nosso alcance, não menos distantes dos nossos medos e pavores.

Assim me fui formatando para rever os interstícios mais sórdidos, os intervalos mais esquecidos da nossa vida coletiva. Afinal, convenço-me de que a construção da nossa identidade remonta a logradouros bem remotos nas idades e nos lugares dos nossos antepassados. De certa forma, facetas omitidas por compêndios mais orientados para as etapas mais materiais, bem mais visíveis, do nosso percurso como nação.   

A forma mental de toda esta construção emerge, agora, como um icebergue do qual apreciamos apenas a porção visível: donde, o arrolamento de credos, atitudes, superstições e construções mentais que depositei na “História Prodigiosa de Portugal. Mitos & Maravilhas”, primeiro lanço de um edifício que prosseguirá nos meus próximos intentos. Já antes, o fabuloso terror planetário, fatalmente nacional, produzido pela passagem do cometa de Halley, em 1910, motivara o meu interesse: assim lhe chamei o “Cometa da República” por anteceder em poucos meses a data do 5 de Outubro desse ano.
Fui-me fazendo, deste modo, observador de atitudes mentais, de estereótipos psicológicos e sociais que, diante do extraordinário, do fantástico, do prodigioso, nos tem mantido nesta infância sensorial e interpretativa dos que não compreendemos. São esses subterrâneos do nosso inconsciente coletivo que nos levam a conceber as mais singelas desculpas para (sobre)vivermos nesta “solidão cósmica”, que tanto aterrorizava o filósofo cristão Blaise Pascal.

Joaquim Fernandes, historiador 

1º Parágrafo: Os Exércitos


E era assim: em casa do brasileiro as araras estavam sempre a rir. Eu ouvia-as do muro da horta de minha casa, do alto da escada, enquanto colhia as minhas laranjas e as atirava para o grande cesto de palma. De vez em quando sentia, atrás de mim, que os três gatos me observavam empoleirados em cima das amendoeiras. Que me diziam eles?, nada, não os percebia. Mais ao fundo, a minha mulher dava de comer aos peixes no tanque: assim envelhecíamos, ela e eu, os peixes e os gatos, mas a minha mulher e os peixes, que me diziam eles? Nada, não os percebia.


* Tradução de Margarida Amado Costa


a-ver-livros: divisões e Bernard Fintz

Dividida entre ir e ficar
saltar muros em busca da lua
ou voar para perto dela
mudar a página ou reler
as fantasias banais dos dias
esquecer-te ou buscar
o teu rasto nas estradas riscadas
a branco e negro
seguir o cheiro que deixaste
na cama vazia
na casa vazia
no espaço vazio que o gato tomou
de assalto, cansado de perseguir
o amigo alado

dividida entre mim e a outra
que não temia
nem vacilava

* para conhecer mais sobre o pintor francês Bernard Fintz
siga o link www.fintz.net

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O historiador Joaquim Fernandes é nosso convidado esta semana... E assinou-me o seu mais recente trabalho!


"Joaquim Fernandes é professor na Universidade Fernando Pessoa e co-fundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC). É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e mestre em História Moderna. Doutorou-se em História, com a tese "O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa - do fim da Modernidade até meados do século XIX", a primeira no seu género a ser apresentada numa universidade portuguesa e europeia."

Foram estas as primeiras palavras que encontrei quando pesquisei sobre o historiador e professor Joaquim Fernandes. O curioso é que comecei a ler a sua extensa bibliografia e rapidamente cheguei à conclusão que conhecia algumas daquelas capas e títulos. Entre eles Halley - O Cometa da República, publicado em 2010 pela Temas e Debates; aquando do centenário da instauração da República em Portugal. 

Joaquim Fernandes chegou até nós sugerindo-nos a leitura e divulgação do seu mais recente livro: «História Prodigiosa de Portugal. Mitos&Maravilhas" vol. I, publicado em 2012 pela QuidNovi. Serviu-nos o seguinte aperitivo:

"Desnuda-se o interior da História e acham-se "estórias" de encantar que explicam a dolorosa pele do real de hoje, quiçá as causas de uma crise resiliente, cíclica.
Atitudes mentais, crenças e superstições que resistem na lentidão dos séculos, dos anos e dos dias; venerações de deuses maiores e menores, mas também de demónios tão terrenos e actuais..."


Depois de alguma troca de mensagens e e-mails, lá consegui estar pessoalmente com o autor. Fiquei contente por descobrir que mora a duas ruas da minha casa... Depois de uma hora de conversa e da gentil oferta de um exemplar assinado (e de um café), lá combinámos a forma do Joaquim Fernandes colaborar com o Clube de Leitores.

Não percam, já nos próximos dias, dois textos assinados pelo próprio. O blog fica sempre agradado com a participação de autores e o Joaquim mostrou imensa vontade em estar connosco. 

Desde já, muito obrigado. E bem-vindo a este espaço!

Finalistas do Prémio Literário Casino da Póvoa / Correntes d'Escritas 2012

Carlos Vaz Marques anunciou no seu mural do facebook que os finalistas do Prémio Literário Casino da Póvoa / Correntes d'Escritas este ano são os seguintes:

O júri é constituído por Helena Vasconcelos, Patricia Reis, Almeida Faria, José Mário Silva e Carlos Vaz Marques.

1º Parágrafo: Às Cegas


Caro Cogoi, em boa verdade não tenho a certeza, apesar de eu próprio o ter escrito, se alguém é capaz de contar a vida de um homem melhor que ele próprio. É certo, aquela frase tem um ponto de interrogação; ou melhor, se bem me lembro – já passaram tantos anos, um século, o mundo em volta era então jovem, uma madrugada húmida e verde, embora fosse já uma prisão – a primeira coisa que escrevi foi precisamente aquele ponto de interrogação, que arrasta tudo o resto com ele. Quando o doutor Ross me incitou a redigir aquelas páginas para o anuário, teria sido do meu agrado – e teria sido honesto – entregar-lhe muitas folhas com um grande ponto de interrogação e nada mais, mas não queria ser indelicado com ele, tão benévolo e cortês, em comparação com todos os outros e, além do mais, não seria oportuno irritar alguém que pode tirar-te de um bom lugar, como a redacção do almanaque da colónia penal, e mandar-te para o inferno de Port Arthur, onde se leva com o chicote de tiras, apenas porque, se durante alguns breves instantes, já extenuado, naqueles rochedos e na água gélida, alguém se senta no chão.


* Tradução de Sara Ludovico

a-ver-livros: viagem no tempo e Maria Bertrán

Escolher
fazer
cortar
com o passado

Procurar 
o que resta
do futuro

* para conhecer mais sobre a pintura da venezuelana Maria Bertrán
siga o link www.boartists.com/index

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O homem que plantava árvores


Inspirado em acontecimentos verdadeiros, traduzido em diversas línguas e largamente difundido pelo mundo inteiro, "O Homem Que Plantava Árvores" é uma história inesquecível sobre o poder que o ser humano tem de influenciar o mundo à sua volta.

Narra a vida de um homem e o seu esforço solitário, constante e paciente, para fazer do sítio onde vive um lugar especial. Com as suas próprias mãos e uma generosidade sem limites, desconsiderando o tamanho dos obstáculos, faz, do nada, surgir uma floresta inteira – com um ecossistema rico e sustentável.

É um livro admirável que nos mostra como um homem humilde e insignificante aos olhos da sociedade, a viver longe do mundo e usando apenas os seus próprios meios, consegue reflorestar sozinho uma das regiões mais inóspitas e áridas de França.




Publicado em Portugal pela Editorial Presença chegou também aos ecrãs em forma de animação. Delicada e única, vencedora do Oscar de filme curta de animação, em 1988, é um tributo ao trabalho árduo e à paciência. Narrado pelo actor Philippe Noire.

O autor, Jean Giono (1895 – 1970) nasceu em 1895, filho único de um sapateiro e uma lavadeira, foi um dos grandes escritores franceses da sua geração. A sua prodigiosa produção literária inclui histórias, ensaios, poesia, peças de teatro, traduções e mais de 30 romances. Foi galardoado com o Prix Bretano, o Prix de Mónaco (pela totalidade da sua obra), a Légion d'Honneur, e era membro da Académie Goncourt.
Escreveu "O Homem Que Plantava Árvores" por volta de 1953.


1º Parágrafo: O Adeus às Armas


No fim do Verão daquele ano vivíamos numa aldeia que, para lá do rio e da planície, confrontava as montanhas. No leito do rio havia seixos e pedregulhos, secos e brancos ao sol, e a água clara corria suavemente pelos canais. Passavam tropas em frente da casa e desciam a estrada, e a poeirada que levantavam cobria as folhas das árvores. Os troncos das árvores estavam também cobertos de pó e as folhas caíram cedo naquele ano, víamos as tropas marchando pela estrada fora e o pó que se levantava e as folhas, levantadas pela brisa, caíam sobre os soldados em marcha e depois a estrada deserta e branca sem nada além das folhas.


* Tradução de Adolfo Casais Monteiro

O Clube de Leitores vai concorrer novamente a Blog do Ano, numa votação levada a cabo pelo Aventar


"O Aventar organiza pela segunda vez um concurso de blogues com o objectivo de promover e divulgar o que de mais interessante se faz na blogosfera portuguesa e de língua portuguesa, e demonstrando a sua diversidade.

É organizado em duas fases de apuramento, a primeira aberta a todos os que queiram participar e a segunda constituída pelos 5 mais votados de cada categoria."

O Clube de Leitores volta a marcar presença na edição deste ano. Desta feita numa só categoria: Livros / Literatura / Poesia.

Como sabem, o ano passado conseguimos o feito notável de ficar em primeiro lugar. Para isso, muito contribuiu o passa-a-palavra e a força da comunidade que nos segue e nos acompanha. Vencer teve o condão de nos levar a mais gente, de dar a conhecer o que fazemos.

E é por isso que voltamos a concorrer. Porque sentimos que devemos continuar a defender os nossos valores: a defesa da escrita, a divulgação de livros, o prazer da leitura, a descoberta de novos autores e a celebração dos mais consagrados. Em todas as suas formas: pela tela de uma pintura, pela fotografia oportuna, pelo poema, um sublinhado apanhado algures, um pensamento partilhado...

Para que fique bem claro, o concurso tem duas fases. Desta longa lista sairão os 5 mais votados. A partir daí, dá-se início à grande final. As votações da 1ª fase arrancam hoje e vão até dia 18 de Janeiro.

Passos a seguir:
- carregar no link do concurso: http://aventar.eu/blogs-do-ano-2012/blogs-do-ano-2012-votacoes-1a-fase-24/
- procurar a categoria Livros / Literatura / Poesia (está por ordem alfabética)
- clicar em Clube de Leitores e depois em ‘Vote’.

Ah! e podem votar de 24 em 24 horas! Insistam - e passem palavra!!!

Vamos em frente, unidos e cheios de boa disposição. Vem aí mais uma aventura para todos os que nos acompanham. Ajudem-nos a sonhar um pouco mais alto!

P'lo Clube de Leitores,
Rodrigo Ferrão


a-ver-livros: dormir com Alexander Daniloff

Dormir. Dormir. Dormir. Dormir.
Até ser tão essencial como 
o canto do corvo 
na figueira nua
ou a água que corre
pelas paredes de mim

* para conhecer mais sobre o pintor russo Alexander Daniloff
siga o link www.daniloff-art.it

domingo, 6 de janeiro de 2013

Rui Zink escreveu assim no dia dos Reis...

A gente não te larga Rui! Estamos sempre atentos...

«Aos domingos à tarde ando pela cidade
A visitar os meus amigos mortos
Já tenho muitos, são mais que as mães
(Não faças essa cara, sei que também os tens)
Mas não são dias tristes, os meus domingos
Porque tristes também não eram
Os meus amigos idos.
Aos domingos à tarde passeio pela saudade
Depois de no sábado ter bebido um copo
À saúde dos meus amigos, onde quer que eles estejam
E quem quer que (peço desculpa, é o Alzheimer)
eles sejam.»


*Rui Zink, hoje no mural do seu perfil no facebook. 

EmbORA de Ti

Portugal,
quem vai segurar
as asas do teu caixão?
Guardar-te a memória?
Cantar-te uma canção?

Portugal,
envelheceste!
A pele em rugas.
Cinza o cabelo.
Pesados os pés.
Mirrado o corpo.
Pareces pele e osso, Portugal.
Pele de açafrão.
Osso de betão.
E eras tão verde e tão azul,
a correr pela praia da minha infância.

Ficaste amargo.
Amargurado?

Aqui entre nós,
era expectável!
Nunca foste dado a grandes alegrias.
Mas, porém, todavia, contudo.
Na tua tristeza, parecias feliz.
E o tempo passava.

Alado.
Como se fado!

Portugal,
afinal,
faltam-te poetas!
E arquitectos,
agricultores,
pescadores,
sonhadores
e outros doutores,
mas, principalmente,
Senhores,
em geral,
e em particular!

Paralelamente,
paralelo da calçada,
portuguesa, com certeza!
Sobram-te vendedores,
dos que vendem bandeiras e bandeirinhas,
mães, tias e sobrinhas.

E sombrinhas!
Que o mesmo é dizer guarda-chuvas.
É pró menino e prá menina,
Faça chuva ou faça sol.
Cantam como um rouxinol!

E como vai o negócio?

O negócio vai mal!
Era preciso sol na eira
e chuva no nabal!

Portugal,
Olha, também eu cresci!

Envelheci!

Já podemos falar os dois.
Já não sou menina.
Já percebo das coisas.
E, quando não percebo, pergunto.
Assim que diz-me,
como, sem o amparo da inocência,
podem os meus olhos olhar para ti?

Agora que em coro instigam e trovam:
Que desista!
Que te deixe!
Que deste mar não sai peixe!
Que não me mereces!
Que melhor desdém!
Que nem mais um vintém!

Desgraçado que me desgraças,
dizem a tia e a avó,
como se corvos na praça!

O problema.
Há sempre um problema!
O problema português. Será?
É o tamanho da saudade!
Não há mala, malinha ou maleta onde a guarde!

Portugal,
o meu nome é Raquel,
o meu nome é Pedro, é Joana,
é Renato, é Miguel,
e vou-me embora,
Brasil, Angola, Macau, Moçambique,
embora de ti.
Vai dando notícias,
e tem cuidado
com os caminhos que escolhes,
com os escolhos,
com as lágrimas nos meus olhos.
Vê bem onde pões os pés
não vás pisar mais uma vez meu coração.

Fim da Feira do Livro no Porto anunciado pela APEL


Mais uma noticia que anuncia o esvaziar do Porto e em consequência o empobrecimento do norte de Portugal. Está a tornar-se urgente as nossas governações perceberem que não somos paisagem para a capital. Nestas cidades moram pessoas que tem direitos iguais aos de qualquer outra zona do país. Não há muitas palavras para estes acontecimentos para além de um enorme vergonha e uma série de insultos que me queimam cada vez a língua.

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) prepara-se para anunciar o cancelamento da próxima edição da Feira do Livro do Porto por falta de condições financeiras, noticiou o Jornal de Notícias.

De acordo com o que noticiou o diário, na origem do problema está a recusa da Câmara Municipal do Porto em renovar o protocolo de quatro anos que terminou o ano passado, através do qual a organização da feira recebia 75 mil euros, apoio logístico e isenções camarárias.

A avançar a feira iria realizar-se em Junho, mas para isso, segundo cartas enviadas pela APEL aos associados, terão de ser os editores a assumir a verba que a Câmara de Rui Rio deixou de atribuir. Miguel Freitas, secretário geral da APEL, não acredita que os sócios estejam dispostos a suportar gastos adicionais "num período de crise em que vivemos". Junte-se a isto o facto de  "os resultados comerciais no Porto não serem relevantes para a maioria das editoras", disse Miguel Freitas, ao JN.

a-ver-livros: laços e Birbee

Entre o sonho e a saudade
se faz o futuro

se traça o caminho do amor 
e do laço
de um
dos dois
do livro que há-de contar
a história  
que a vida escrever

Se a deixarmos correr

* para conhecer mais da pintura da holandesa Birbee
siga o link www.birbee.nl