domingo, 6 de agosto de 2017

Maria Trigueira, de Ivone Gonçalves

Saiu há pouco tempo um novo livro pela Kalandraka Portugal, de Ivone Gonçalves - Maria Trigueira.

Ivone Gonçalves (Cachopo, 1984): Mudou-se para Lisboa para estudar arquitetura em 2002. Em 2007 ingressou na Universidade IUAV ao abrigo do programa Erasmus e terminou o mestrado de arquitetura na Universidade Lusíada de Lisboa. Estabeleceu-se definitivamente em Lisboa em 2010, onde fundou o atelier ForStudio Arquitectos. Foi vencedora do Prémio Matilde Rosa Araújo, em 2015, na categoria de Ilustração.


Uma menina relata a vida na aldeia - o trabalho, as colheitas, os animais, as tradições. E sonha, com as andorinhas, cruzar os céus e ir ver o mar. Esse sonho torna-se real e ela viaja.

Um livro de ilustrações das nossas aldeias, das nossas infâncias. De traços muito intimistas, carregados dos hábitos portugueses e da nossa vida no campo.



SINOPSE

Maria Trigueira nasceu na serra, cresceu junto às searas de trigo e a cuidar dos animais… Mas, por entre os montes, sempre via ao longe os barcos a navegar. E o desejo de ver o mar crescia nela. Até que um dia decidiu partir e viajar. "Maria Trigueira" de Ivone Gonçalves é um álbum intimista, cujo traçado singelo das ilustrações a uma só cor cria uma atmosfera propícia à narrativa e ao sonho da protagonista a quem empresta o nome.