terça-feira, 26 de julho de 2016

remanso



deito-me no remanso
a fluir na terra do teu ser
e a natureza de mim irrompe.

Helder Magalhães


Cristina Coral Photography

Marambaia é do Borogodó!

-Tarsila do Amaral -


Henrique Felipe da Costa (1908 - 1984) é mais um dos compositores brasileiros que, apesar de serem os responsáveis por grandes sucessos, cairam no esquecimento. Risonho cantor e ator, Henricão, assim apelido pelo imponente tamanho, gostava muito de Carnaval e há rumores de que ele teria sido o primeiro Rei Momo negro da história do Carnaval. 

Sua canção mais conhecida, e formidável, é "Casinha da Marambaia", ou "Só vendo que beleza",  escrita em parceria com Rubem Campos. A canção foi gravada por Carmem Costa, em 1942, e regravada por nomes de peso da MPB, como Maria Bethânia e Elis Regina. 

O ambiente bucólico da canção traz o imaginário de um Brasil campeiro, permeado pela riqueza de sua flora farta e diversa, povoado pelos sons dos pássaros e sempre propício ao poético.

Casinha da Marambaia é uma das canções que minha avó cantava pra mim, sentadas as duas na varanda da casinha branca que ela morava. Eu olhava a rua, a noite com aquela luzinha fraca rodeada de mariposas, e pensava ser ali mesmo, nossa Marambaia.

Divirtam-se com essa pérola que é do borogodó!



Eu sou Penélope Martins, do Brasil para Portugal, toda semana por aqui,com leituras de mundo compartilhadas com os amigos do Clube de Leitores.




segunda-feira, 25 de julho de 2016

From the Cayman com amor 9

“O período dos chineses que acompanharam e sentiram na pele o percurso da Revolução Cultural. Testemunhos reais daqueles a quem a autora, nascida na China mas a viver em Londres, chama 'avós' e 'bisavós' e nos permite um novo olhar sobre a cultura chinesa.” (edição Bertrand)

 

Foto e legenda: Sofia Reis, portuguesa, jornalista e fotógrafa.