terça-feira, 14 de março de 2017

Carolina de Jesus é do Borogodó!

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto



Carolina Maria de Jesus nasceu na zona rural de Minas Gerais, estudou até o segundo ano primário, foi católica devota embora sua mãe tivesse sido banida da Igreja por conta de parir filhos ilegítimos. Adulta, foi parar em São Paulo, trabalhando como catadora de recicláveis. Moradora da comunidade do Canindé, zona norte paulista, Carolina registrava o cotidiano das pessoas em seu diário, o que viria a formar seu primeiro livro e a obra consagrada de uma das primeiras escritoras negras do Brasil. 

Mudou-se para a capital paulista em 1947, num momento em que surgiam as primeiras favelas na cidade, e apesar do pouco estudo, escreveu mais de vinte cadernos com testemunhos sobre a favela. Seu livro, Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicado em 1960, teve mais de 100 mil exemplares vendidos, tradução para 13 idiomas e vendas em mais de 40 países. No entanto, Carolina de Jesus morreu em 1977, aos 62 anos,  pobre e esquecida.

* Eu sou Penélope Martins, escrevo do Brasil para a ponte com o Blog Clube de Leitores unindo lusófonos na leitura, porque LER é do borogodó.

poesia


perguntam-me sobre a poesia
e eu digo que aterra e adentra a carne
como o reclamo na montra do talho
anunciando baixou asas.


Helder Magalhães


Katia Chausheva Photography

segunda-feira, 13 de março de 2017

Acaba de chegar: As Bifurcações da Ordem, Boaventura de Sousa Santos



Acaba de chegar às livrarias portuguesas a terceira obra de uma coleção de cinco títulos sobre a sociologia crítica do direito: “As Bifurcações da Ordem: Revolução, Cidade, Campo e Indignação”, de Boaventura de Sousa Santos. Tal como nas obras publicadas anteriormente - “O Direito dos Oprimidos” (2014) e “A Justiça Popular em Cabo Verde” (2015) - este livro é publicado sem se ter efetuado uma atualização de dados ou de bibliografia, e sem a intervenção nas análises feitas ao tempo em que os textos foram escritos.

Porém, ao contrário das obras anteriores, esta contém textos relativos a um período situado entre 1979 e 2016 e é, por isso, um volume particularmente revelador da trajetória científica do professor Boaventura de Sousa Santos na área da sociologia crítica do direito.

Neste livro, e entre outras coisas, o autor dedica-se a analisar a forma como os diferentes e complexos modos como a ordem jurídica, o direito e os tribunais, refletem os processos de transformação social e, simultaneamente, os influenciam.

“As Bifurcações da Ordem: Revolução, Cidade, Campo e Indignação” encontra-se disponível nas livrarias Almedina.

Sobre a autor
:

Boaventura de Sousa Santos é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É igualmente Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.