sábado, 19 de junho de 2010

Mar Sonoro

Mar sonoro, mar sem fundo mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós.
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho
Que momentos há em que suponha
Seres um milagre criado só para mim.


Sophia de Mello Breyner Andresen

Livro do mês de Junho


Gao Xingjian

Uma cana de pesca para o meu Avô

Foi este o livro escolhido pela Constança. A início não sabia o que pensar. Mas sei que, geralmente, é sempre bom ler literatura Oriental. Julgo que vêem o Mundo de outra forma. Não será por acaso que têm os olhos em bico. [Acredito nisto]

Abro o livro. Já sabia que são 6 contos. E que cada um vai ser bom discutir. Agarro na vida do autor: "Gao Xingjian nasceu na China em 1940 e vive em França desde 1988. Romancista, pintor, dramaturgo, encenador, crítico literário e poeta. As suas peças de teatro são interpretadas em todo o mundo e as suas tintas-da-china circulam nos quatro cantos do planeta. O seu magistral romance, A montanha da Alma, já publicado nesta mesma colecção, teve, aquando da sua publicação em França em 1995, um excelente acolhimento, tanto por parte da crítica como dos leitores. Gao Xingjian recebeu no ano 2000 o Prémio Nobel de Literatura pelo conjunto da sua obra."


Sei que não me vou desiludir. É isto que me oferecem: "Recordações de infância, as alegrias simples do amor e da amizade, a terra natal e os seus lugares familiares, mas também os dramas da rua ou as tragédias vividas pela China, são estes os temas destes seis contos escolhidos pelo autor. Com um imenso talento, Gao Xingjian brinca com estas imagens e com a sua escrita, leva-nos, como se nada fosse, a entrar nos seus sonhos mais íntimos - quer sejam os do rapazinho que se tornou adulto, de um jovem recém-casado perdido de amor ou de um nadador em risco de vida... Sorrisos e lágrimas atravessam esta leitura, que nos deixa o belo e suave sabor da emoção."

Vou dormir a pensar nisto...

José Saramago (1922-2010)


Não tenho a mínima vergonha de dizer que nunca li Saramago. Não li, mas espero ler. Aliás, devo ter uns 4 livros aqui em casa. É só pegar. Não sou o típico leitor que se agarra a uma obra só porque o pai dela morreu. Portanto, a seu tempo...

Pelo que discuto com a maioria, os mais nomeados são: Memorial do Convento, História do Cerco de Lisboa e Memória de Elefante. Num outro público, o polémico Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira e o Ano da morte de Ricardo Reis.

Indiscutivelmente frontal, Saramago nunca se inibiu de escrever e dizer o que pensa. Colheu muitos inimigos e muitos admiradores. Abriu enormes discussões e arrastou-as até ao fim da vida. Muitos dizem que preferia ter nascido espanhol. Não creio que tenha alguma vez pensado nisso.

É uma perda que não é calculável. Foi o nosso primeiro prémio Nobel da literatura. A muitos outros se poderia ter dado este título e espero que um dia a mais seja atribuído.

O que está em causa não é apenas o Homem. Mas a nossa língua. A ele agradeço o contributo. Procurarei lê-lo. Com naturalidade e sem pressa...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

História de Portugal, Rui Ramos

1000 PÁGINAS! Rui Ramos, ilustre membro deste grupo ("livros no facebook"), coordenou com Bernardo Vasconcelos e Sousa e Nuno Monteiro um volume de História de Portugal desde a Idade Média até este século. O curioso é que estamos habituados a ver colecções de volumes de História e assustamo-nos... O desafio destes senhores foi condensar tudo num só livro. Vale a pena começar, não?

It´s not how good you are, it´s how good you want to be, Paul Arden

Paul Arden é um homem de sucesso no ramo da publicidade. Começou com nada, foi despedido cinco vezes. Mas não baixou os braços. 'It´s not how good you are, it´s how good you want to be' é um testemunho de como se pode alcançar o topo pensando de maneira simples.


Frases que Arden recolheu:

"It´s better to fail in originality, than succeed in imitation" - Herman Melville

"Sucess is going from failure to failure with no loss of enthusiasm" - Wiston Churchill

"Those who lack courage will always find a philosophy to justify it" - Albert Camus

"Happiness is a singular incentive to mediocrity" - Michel Montaigne

"Show me a sane man and I will cure him for you" - C G Jung

"We don´t see things as they are. We see them as we are" - Anais Nin

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Noa Noa, Paul Gauguin

Paul Gauguin não se limitou a ser um grande pintor. Pegou num caderno e escreveu um pequeno livro. Noa Noa é o título. Uma viagem ao Tahiti, local que não estamos habituados a ver descrito.


Frases:

"A nobreza era hereditária (...). Hoje é a fortuna que é hereditária, não será um privilégio igual?"

"Eu entendo que numa sociedade, todos os homens têm o direito de viver, e de viver bem proporcionalmente ao seu trabalho."

"Um jovem incapaz de uma loucura, não é jovem, é velho"

domingo, 13 de junho de 2010

O poeta nu, Jorge Sousa Braga

O que procuras?

"Todas as quartas-feiras entras/ na Livraria Académica passas/os olhos pelas lombadas/ dos livros alinhados sobre/ o balcão folheias um ou / outro devagar... O que procuras/ entre tanta prosa amarelecida? Uma palavra que/ justifique a tua vida"