quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Uma estreia



O livro deste mês podia muito bem ser, por exemplo:

  • Ernestina de J. Rentes de Carvalho

  • Tu, Meu de Erri de Luca

  • Leite Derramado do Chico Buarque

  • A Boda do Poeta de Antonio Skármeta

  • Educação Siberiana de Nicolai Lilin

  • Myra de Maria Velho da Costa

Livros de que muito gostei, cada um por um motivo particular, e que ultimamente repito quando me pedem uma sugestão, pelo que aqui ficam.

Mas, para o Clube de leitores, decidi, sem rede, ir à pesca de um novo livro.

A caça, o quanto eu gosto do processo.

O passear, de mãos nos bolsos, pelas prateleiras e estantes da livraria, apenas a namorá-los com os olhos… uma volta, duas voltas… as capas, as cores, os traços, a luz, as curvas, os gestos.

Depois o título, a pulga atrás da orelha, uma quase promessa, um desabafo, um desencanto, uma provocação, uma evidência.

Para onde me queres levar?

Depois, curiosa, gulosa, escolho para abrir os que mais me encantaram, me provocaram, me morderam… tudo isto e tanto mais sem saber no fundo, no princípio, o porquê da escolha, talvez pele, talvez cheiro, talvez não mais que coincidência.

E pego num livro e noutro, farejo odores e cheiros, aprecio em abstracto os espaços entre as palavras, o desenho das letras, sinto-lhe o peso, percebo espessuras e arestas, os sons do papel.

Atravesso as primeiras páginas, às vezes enterneço-me com as dedicatórias, e desaguo no primeiro parágrafo.

“ – São quatro segundos, caro amigo, quatro segundos de aflição que não dão para um pai-nosso. O amigo experimente, pai-nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como PAM!, quatro segundos e o corpo despedaçado contra o cimento, pense bem no que há-de pedir ao altíssimo, mas que seja em menos de quatro segundos.”

in No meu peito não cabem pássaros de Nuno Camarneiro

O livro escolhido para este mês.

Confesso-me curiosa e um pouco assustada com a escolha... espero não decepcionar :)

Digam-me coisas?