terça-feira, 23 de outubro de 2012

Clube de Leitores COM_vida... Emílio Miranda fala sobre o romance «Trás-os-Montes» de Tiago Patrício

A propósito de «Trás-os-Montes», de Tiago Patrício


Trás-os-Montes é um título só por si inspirador… Talvez por todas as associações que se fazem na minha imaginação em torno da expressão que nos remete para uma vasta região do Norte de Portugal – ou não tivesse eu próprio vivido aí parte da minha vida.

Só por essas razões – que são muitas vezes as que nos levam a comprar um determinado livro e a desejar lê-lo – teria valido a pena. Mas este livro é muito mais: é uma viagem à infância – à minha certamente – através dos olhares de Teodoro, Óscar, Raquel e Edgar. O que pensam dos seus pequenos mundos, dentro desse mundo maior, dos adultos que os educam, condicionam e impedem de ser quem desejam.

Romance de descoberta, escrito com uma fluidez poética que nos surpreende, Trás-os-Montes é uma viagem às nossas próprias infâncias, numa relembrança dos demónios que habitam afinal, mesmo que não queiramos admiti-lo, as nossas raízes mais profundas em que se alicerça o que somos.

Vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís 2011, instituído pela Estoril Sol, como vem referido na capa – bela, aliás, e também ela singela pelo motivo escolhido: frágeis oliveiras ao lusco-fusco – e editado pela Gradiva, Trás-os-Montes dispensaria outras credenciais, sobretudo para aqueles que – como eu – procuram descobrir os novos valores da nossa riquíssima literatura; todavia não deixa por mãos alheias os méritos que lhe são devidos, revelando-se como uma interessante viagem. Recomendo, sem dúvida! Parabéns ao Tiago Patrício pela magnífica obra. Aguardam-se as próximas.



Emílio Miranda

Sem comentários:

Enviar um comentário