sábado, 27 de outubro de 2012

Cronicando pela Ásia... Hong Kong

Hong Kong - 15 de Abril 2009

Começa o frenesim mal saio da porta do avião. Cedo me apercebo que estou em minoria. Andamos habituados a ver grupinhos de chineses, japoneses e demais asiáticos por todo o lado. A tirar as suas fotos às coisas... Agora saio no aeroporto maior do mundo e vejo milhares deles. Sinto-me bastante pequeno.

Pergunto a três pessoas diferentes onde se apanha o ferry boat para Macau. Num inglês muito arcaico e por gestos, obtenho três versões diferentes... E agora?

Decido apostar na última e apanho um comboio para o centro de Hong Kong. Só mais tarde descubro que havia ligação a partir do aeroporto. Foi mais um passeio!

Chove, mas está um calor do outro mundo. Olho um mapa na rua mal saio da estação. Mas que rua é esta? Isto não é uma rua! Vejo em redor que por baixo de mim passam carros nas duas direcções, avisto o metro mais abaixo e tenho um mono carril a passar por cima, serpenteando pelos edifícios gigantes cujos topos não consigo ver...

Os corredores de peões suspensos no ar obrigam-me a entrar em inúmeros centros comerciais onde se encontram coisas que não estamos à espera: esquadras da polícia, sedes de bancos, demais serviços administrativos do governo de Hong Kong, escritórios e muito mais.

Mal entro sou bombardeado pela luz de centenas de lojas. Tudo pisca, tudo tem uma cor diferente. Os meus olhos não conseguem acompanhar tamanha diversidade e luz... 

Que mundo é este?

Ainda agora cheguei e já vou apanhar o barco para o outro lado. Espera-me novo lugar: Macau.

Tenho gente à espera!

Rodrigo Ferrão


Sem comentários:

Enviar um comentário