quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Para trás ficam 104 anos de Grande Arquitectura... Para o presente e o futuro ficam muitos mais. Oscar Niemeyer em livro.

‎"A vida pode mudar a arquitectura. No dia em que o mundo for mais justo, ela será mais simples."
(Oscar Niemeyer)

Assim termina a notícia dada pelo Jornal Público:

«Foi protegido por figuras como André Malraux, em França, ou Giorgio Mondadori, que em 1968 lhe encomendou a sede da sua editora, nas proximidades de Milão. Tornou-se o maior embaixador da arquitectura brasileira. Isto todavia é pouco, se comparado com o contributo que deu à evolução da arquitectura moderna. Muitos dos seus edifícios tornaram-se arquétipos para os arquitectos contemporâneos. Niemeyer foi um génio e como tal, padeceu de violentos ataques e também de elogios condescendentes. Talvez por ter medo da morte, foi aquilo que podemos descrever como um “homem feliz”.»

Para além de uma vida cheia, Oscar Niemeyer passou por inúmeros livros. Aqui ficam alguns dos que estão publicados em Portugal. 

Conversa de Arquitecto
Oscar Niemeyer
Campo das Letras, 1997.

«De um traço nasce a arquitectura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte.» Oscar Niemeyer

"Foi pedido a Oscar Niemeyer que preparasse alguns textos para, num pequeno livro, dar aos interessados em arquitectura, e aos jovens em especial, uma aproximação aos seus métodos e concepções de trabalho.

Com paciência, humildade e zelo exemplares produziu textos e refundiu outros já editados em ocasiões diversas, num trabalho de formiga com caneta, tesoura e cola, sempre à procura da palavra mais exacta, da frase mais concisa, da construção mais simples. E ainda fez a paginação, os desenhos e a capa.
O resultado é esta pequena obra-prima da literatura e plasticidade."




As Curvas do Tempo, Memórias
Oscar Niemeyer
Campo das Letras, 2000

"Este é o livro de um homem para quem as coisas mais importantes da vida são a amizade e a solidariedade. Isto não está dito explicitamente no livro, que não é de teoria mas de memória; está implícito no que ele evoca: o ambiente familiar da infância, os primeiros amigos, os colegas da juventude, os companheiros de militância política, os parceiros nos projectos arquitectónicos... É um número sem fim de amigos que vão se somando a outros no curso da vida."



Oscar Niemeyer - Casas
Alan Hess
Editorial Gustavo Gili, 2012

"Oscar Niemeyer. Casas é o primeiro livro dedicado unicamente aos projectos  construídos ou não, das casas de Niemeyer. Suas casas dividem-se em três fases, por meio das quais percebemos suas primeiras influencias da arquitectura de Le Corbusier e Lúcio Costa, suas referências coloniais brasileiras e a evolução de seu estilo arquitectónico único, em que o arquitecto assumiu uma crescente liberdade formal fazendo uso da plasticidade do concreto armado. Pouco interessado na produção de sua arquitectura em larga escala, Niemeyer preocupa-se mais com a perfeita implantação de suas casas na topografia do lugar e com sua integração com a paisagem.

O resultado é um conjunto de casas únicas que, complementadas pelo trabalho de Athos Bulcão e do paisagista Burle Marx, são, até hoje verdadeiras obras de arte. Além da emblemática Casa das Canoas, este livro apresenta uma selecção de casas construídas de 1940 a 2005, que inclui exemplares pouco divulgados, como a Strick House, nos Estados Unidos, e a própria residência do arquitecto em Brasília. Com mais de trezentas fotografias e croquis do próprio arquitecto  Oscar Niemeyer. Casas destina-se a estudantes e a todos os profissionais interessados em compreender a obra de um dos mais importantes arquitectos de todos os tempos."

Sem comentários:

Enviar um comentário