sábado, 8 de dezembro de 2012

Revista Grisu e o seu elenco de luxo... Conheçam a nova sensação das revistas de poesia

(Foto: Carlos Lobo)

Está "um mimo" o 1.º número da Grisu (que já mora cá em casa). Com o preço simpático de 5 euros, a revista nasce de um projecto da Associação Cultural com o mesmo nome e foi apresentada com pompa e circunstância na cidade de Guimarães - por Rosa Guimarães, leitura de José Eduardo Silva e acompanhado à guitarra por António José Pereira.

Esta publicação nasce sob a direcção de Alberto Gomes, Ana Guimarães e João Salgado. 

As primeiras palavras pertencem a Roh Huberzirk (retiradas de «Os Sabres de Mensur»): 
- De uma forma geral, tudo aquilo que se diga é igual ao litro - rosnou o marquês, contemplando o copo.
- Tem dias - respondeu o major -, tem dias... Atrás de tempos, tempos vêm, e essas tretas todas.

(in Público, suplemento Ípslon, 30/11/2012 - por Luís Miguel Queirós) - clicar para ampliar

Entretanto, Luís Miguel Queirós deu grande destaque da Revista no seu espaço de opinião do Ípslon. E não é para menos... Esta edição conta com nomes muito sonantes como Carlos Poças Falcão, Adília Lopes, Manuel Gusmão, Manuel de Freitas, Miguel-Manso, Renata Coelho Botelho, Rui Pires Cabral, Vítor Nogueira, Fernando Guerreiro, fotografias de Carlos Lobo (Tokyo Story), traduções de poemas dos irlandeses Thomas Kinsella, John F. Deane, Richard Murphy, MacDara Woods, Tom McIntyre, Pat Boran e Eamon Grennan. Poemas inéditos dos japoneses Hisaki Matsuura e Junko Takahashi e do ucraniano Evgueni Daienine.

A tradução dos poemas dos irlandeses é levada a cabo por Alberto Gomes. E os poemas dos japoneses e do ucraniano são traduzidos e comentados por Adília Lopes.

(clicar para ler um poema de Richard Murphy - «Lenda»)

A Revista arrancou há pouco tempo. Por isso não será ainda fácil encontrá-la. No entanto, é com prazer que anuncio que o Clube de Leitores vai vendê-la na sua banca já no próximo Bairro dos Livros no Porto - 14, 15 e 16 de Dezembro. A edição de Natal é no antigo edifício AXA, na Avenida dos Aliados. Procurem-nos,  porque vamos andar por lá.

E para quem quiser conhecer um pouco mais, aqui fica a página do facebook. Anotem: https://www.facebook.com/pages/Revista-Grisu/551861361497037.

Podem também escrever para:

Grisu, Associação Cultural
Apartado 369
4801-913 Guimarães
grisu.ac@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário