domingo, 2 de dezembro de 2012

Dom Quixote contra moinhos de vento até aos grandes ecrãs

Que "Dom Quixote de La Mancha" é um romance universal, já se sabia. Mas que os chineses tinham feito uma adaptação cinematográfica em 3D para a grande obra de Cervantes, era desconhecido. Vale a pena ver a novidade em forma de trailer. Uma pérola dos efeitos especiais que Cervantes nuca terá sonhado.


Em Maio de 2002, uma impressionante comissão de críticos literários de várias partes do mundo, escolhida pelos Clubes do Livro Noruegueses, escolheu o livro "Dom Quixote de La Mancha", escrito por Miguel de Cervantes y Saavedra (1547-1616), a partir de 1602, como a melhor obra de ficção de todos os tempos. Uma escolha arrojada mas em nada surpreendente dada a notoriedade da obra pelo mundo todo.

O livro surgiu em um período de grande inovação e diversidade por parte dos escritores ficcionistas espanhóis. Parodiou os romances de cavalaria que gozaram de imensa popularidade no período e, na altura, já se encontravam em declínio. Nesta obra, a paródia apresenta uma forma invulgar. O protagonista, já de certa idade, entrega-se à leitura desses romances, perde o juízo, acredita que tenham sido historicamente verdadeiros e decide tornar-se um cavaleiro andante. Por isso, parte pelo mundo e vive o seu próprio romance de cavalaria. Enquanto narra os feitos do Cavaleiro da Triste Figura, Cervantes satiriza os preceitos que regiam as histórias fantasiosas daqueles heróis de fancaria. A história é apresentada sob a forma de novela realista.

A primeira tradução em Portugal é anónima, de 1794. No século XIX, foi feita uma 2ª tradução, em 1876, pelos Viscondes de Castilho e de Azevedo, publicada no Porto pela Companhia Literária.

Para além desta moderna adaptação existem várias adaptações a cinema das quais destaco:

- Dom Quixote, realizado em 2000, por Peter Yates, com John Lithgow, Bob Hoskins e Isabella Rossellini nos principais papéis.

- Dom Quixote, realizado em 1992, por Orson Welles, com Francisco Reiguera, Akim Tamiroff e o próprio Orson Welles nos principais papéis. Filme que só foi finalizado mais tarde, desta feita não por falta de financiamento mas porque Orson Welles o considerava um exercício pessoal o que foi alongando o tempo de produção.


- Dom Quixote (1957) do russo Grigori Kozintsev

- Don Quixote (1933) do alemão Georg Wilhelm Pabst

Para além destas existem outras adaptações à grande tela, mas também para televisão em formato de série ou até mesmo em animação ou desenhos animados.

Sem comentários:

Enviar um comentário