domingo, 8 de janeiro de 2012

Livraria Portuguesa e galeria de Arte - Macau

Macau estranha-se e ama-se de diferentes formas. Mistura um pouco de Portugal com a poderosa China. Num passado e num presente que se cozinham numa amálgama de influências, com clara prevalência para a cultura Asiática.


Foi em 2009 que passei lá uns dias - inicialmente chegado de Hong Kong onde aterrei. Mais tarde, com outra calma e regressado da Tailândia, explorei as ruas de calçada portuguesa, as fachadas das Igrejas, jardins, o Senado e os edifícios coloniais. Memórias que convivem lado a lado com inúmeros arranha-céus que rasgam o céu a perder de vista. E de Casinos que crescem como cogumelos. Um mundo frenético, muito difícil de transmitir em palavras ou mesmo imagens.


De qualquer forma, existe um espaço cultural por excelência: A Livraria Portuguesa e galeria de Arte. De câmara apontada, saíram estas fotos que hoje partilho. Quanto à experiência: sensação semelhante ao que deve passar um perdido no deserto quando imagina avistar um oásis... A presença portuguesa num mundo e povo tão diferentes do nosso é absolutamente extraordinária!


Ver livros escritos ou traduzidos na nossa língua, acessíveis aos portugueses que por lá vivem e para todos os outros que lêem português; é o culminar de uma viagem que vos aconselho vivamente. Por momentos, no outro lado do mundo, voltamos a sentir a Portugalidade do nosso ser...

Sem comentários:

Enviar um comentário