sábado, 16 de fevereiro de 2013

Palavras de elogio ao trabalho de Hrabal

Prossigo a leitura do livro do mês aqui do blog, A terra onde o tempo parou, deixando algumas críticas que deixam no final do mesmo.

Espero agarrar mais uns leitores! Posso dizer-vos que o livro é um espanto.

"A terra onde o tempo parou leva Bohumil Hrabal à sua principal fonte de inspiração: a sua infância em Nymburk, aldeia da Boémia onde seu pai tinha uma cervejaria. À maneira dos heróis dos seus romances anteriores, Bohumil Hrabal, com humor e ternura, «procura o caminho do voltar atrás, afastando com a caneta toda a neve acumulada sobre o seu passado».

E descobrimos uma personagem riquíssima: o tio Pepi, que veio por quinze dias e ficou toda a vida. Frequentador assíduo de cafés e bares, desespera a família mas permite à aldeia um sopro de vida, uma alma, um humor inexprimível."

Lettre du Livre


"Parecendo remexer, escava a realidade quotidiana à procura da mais pequena partícula de beleza contida nos seres e nas coisas, Bohumil Hrabal acaba por ser um cronista malicioso e um caricaturista comovente. E assim, desencadeando o riso ou a emoção, utilizando uma escrita bem checa, é tão profundamente humano que se torna universal.

Nenhuma censura parece ser capaz de conter esta escrita, livre de qualquer dissidência etiquetada."

Libération

Sem comentários:

Enviar um comentário