quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Re-inventando o amor

Corriam os anos 80, as rádios piratas rebentavam por aí como cogumelos - e eu tinha um programa nocturno chamado "Literoterapia". Sim, o nome não era grande espingarda (a aromaterapia era a coisa da moda e eu achei que o trocadilho tinha graça, oh ilusão da juventude), mas ainda esteve uns dois anos no ar, tendo como ouvintes dos mais atentos a minha tia Helena e a população prisional do Linhó, rapazes que até me enviavam cartas com poemas deles.

Na prática, durante duas horas juntava textos ou poemas de um autor de língua portuguesa às canções de um intérprete igualmente nacional. Lembro-me bem das horas de pesquisa que fiz na Biblioteca Condes de Castro Guimarães, copiando à mão o que leria no programa dessa semana - que não havia orçamento para comprar livros a esmo. Mas perdi a cabeça e comprei "A Invenção do Amor", do Daniel Filipe.

"Em todas as esquinas da cidade
nas paredes dos bares à porta dos edifícios públicos nas janelas dos autocarros
mesmo naquele muro arruinado por entre anúncios de aparelhos de rádio e detergentes
na vitrine da pequena loja onde não entra ninguém
no átrio da estação de caminhos de ferro que foi o lar da nossa esperança de fuga
um cartaz denuncia o nosso amor
"

E uma noite, só porque sim, mal chegara cá ainda este elogio do marketing chamado S. Valentim, li-o de fio a pavio aos microfones da rádio, emoção ao rubro, um disco de jazz instrumental como pano de fundo.
 

Anos mais tarde, em 1994, ouviria esta emissão especial da TSF dedicada ao mesmo longo poema, num projecto do carismático Fernando Alves e do Jorge Pena. E reiterei a certeza da sua intemporalidade. A celebrar 25 anos de existência, esta rádio repescou nesta data aquela emissão. Partilho-a convosco. Basta seguirem este link.
* (Se acaso for parar apenas à página inicial da TSF façam uma pesquisa pelo nome do poeta e desçam um pouco na pesquisa porque aparece.)

Prometo que retomo no final da semana o "a-ver-livros no Metro".
E costumo cumprir o que prometo.


* Daniel Filipe - Jornalista e poeta. Nasceu em 1924 em Cabo Verde, veio para Portugal (onde combateu a ditadura salazarista e chegou a ser preso e torturado pela Pide), morreu na sua Cabo Verde natal em 1964.

Sem comentários:

Enviar um comentário