segunda-feira, 6 de maio de 2013

Três Maios de Clube de Leitores! Parabéns!!!


No dia 5 deste mês, o Clube de Leitores fez mais um aniversário. Reflecti um pouco nesta frase, deixada no primeiro post deste espaço: 

São os livros e o vosso contributo que me fazem mover. Não sei se serei livreiro toda a vida, mas de livros falarei sempre. E este é o espaço certo para o fazer.

O que mudou desde 2010? 

Já não sou livreiro, mas esse período da vida há-de ser sempre uma extraordinária memória. Sobretudo pelas amizades que fui fazendo. Entre colegas, entre clientes, entre seguidores do blog... Tanta e tanta gente conhecida, a partilhar os mesmos gostos. O início do Clube mistura-se intrinsecamente com a profissão. 

As proporções deste projecto foram tão grandes que, no dia em que abandonei profissionalmente os livros, não fazia qualquer sentido deixar cair este recanto. 

Neste percurso já entraram e já saíram. Os que muito deram (e dão) e os que seguiram o seu caminho. Os que virão... O Clube de Leitores será sempre um espaço dinâmico - pronto a acolher pessoas que são parecidas nos seus valores e gostos. 

Se há algo que aproxima as pessoas é a partilha daquilo que as une. E este é, indiscutivelmente, um abrigo aos amantes das letras, do livro, da poesia, literatura e a todo o mundo que envolve a leitura. 

Podíamos ter cedido à tentação fácil de promover livros como num supermercado. Seria fácil viver apenas de passatempos, de leituras na diagonal, de sinopses... Mas perderíamos o debate no grupo do facebook, na página, aqui... Por isso, julgo que continuamos no caminho certo. 

Desde o início muito se evoluiu. E os desafios continuam a ser imensos. Não pensem que é fácil manter o interesse do público. Assunto nunca falta, mas é extremamente complicado ser original na blogosfera. Cada vez há mais imitações, concorrência feroz, atropelamentos sem qualquer escrúpulo... Nada que nos afecte. Estamos atentos!

Vamos devagar, um passo de cada vez; sempre com a vossa ajuda e entusiasmo. Esperemos comemorar muitos e longos anos. Continuamos a ganhar prémios, a receber gente e mais gente. Quero deixar uma palavra especial para o Brasil: que nos chega e comenta em crescente escala. Temos tido reconhecimento fora de Portugal. E isso é mágico!

Somos apenas cidadãos comuns. Podíamos ser os vizinhos da porta ao lado... Já passámos a fase dos 15 minutos de fama. Agora estamos aqui para ficar! Celebrem connosco. 

Pelo Clube de Leitores,
Rodrigo Ferrão

1 comentário: