terça-feira, 7 de maio de 2013

Murakami - 18 anos depois

Haruki Murakami não gosta de ser filmado ou fotografado. 
"Por favor, considerem-me uma espécie em risco de extinção e contentem-se em observar-me tranquilamente de longe (...) Se eventualmente tentarem falar comigo ou me tocarem, posso sentir-me intimidado e mordê-los. Então, por favor, sejam prudentes", advertiu os repórteres na Universidade de Quioto, onde fez a sua primeira aparição pública dos últimos 18 anos. Tratou-se de uma entrevista colectiva para 500 sortudos que colocaram previamente mais de um milhar de perguntas. Murakami tentou responder às principais ao mesmo tempo que fazia a sua homenagem ao psicólogo Hayao Kawai, amigo recentemente falecido, em honra de quem foi instituído um prémio literário. Leiam mais aqui e aqui.

Uma das fotos mais recentes de Murakami e a capa do seu novo livro

O mais recente livro do autor japonês, de 64 anos, frequentador assíduo das listas de potencial vencedor do Nobel da Literatura, foi lançado na sexta-feira - em sessões especiais marcadas para a meia-noite -, e chama-se “Shikisai wo Motanai Tazaki Tsukuru no Kare no Junrei no Toshi”, título que em tradução livre equivale a “O pálido Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação”, decerto só para lixar quem tiver que criar a capa da obra em línguas com mais caracteres...

Enquanto essas edições ocidentais não chegam aos escaparates das livrarias, deixo-vos a potencial capa desenhada há dias pela ilustradora japonesa Ray Kimura, assumida Harukista, termo usado por lá para designar os grandes fãs de Haruki. 
* se quiserem ver mais do trabalho da ilustradora nipónica Ray Kimura
visitem a sua página de facebook aqui.

 Ao que se sabe, este romance de 370 páginas, que se segue à trilogia "1984", conta a história de Tsukuru Tazaki, um jovem que enfrenta o passado, servindo-se de uma história de amor para sair da sua situação.
Quem está ansioso por poder ler este livro? 

1 comentário: