domingo, 23 de dezembro de 2012

O livro do Natal no Porto


Hélder Pacheco é um dos grandes conhecedores da história recente do Porto, com uma vasta bibliografia sobre a cidade. Os seus livros dão-nos sempre uma visão muito humana e vivida, embrenhando-nos nos ambientes e atmosferas de que fala. Este livro sobre o Natal no Porto resulta de um trabalho que o autor foi realizando ao longo de 20 anos.

Este livro mostra-nos as diversas facetas do Porto na comemoração das festas natalícias e sua evolução através do tempo: das ceias dos pobres às ceias dos ricos; as iluminações; o Presépio e a árvore de Natal; o menino Jesus e o Pai Natal; os cartões de Natal. Constitui um levantamento aprofundado da vivência desta festa, que tem tanto de religiosa como de pagã, na cidade do Porto e pelas gentes do Porto.

Publicado em 2002 pelas Edições Afrontamento, onde o autor publica regularmente. Hélder Pacheco, natural da freguesia da Vitória, Porto, é um investigador, escritor e cronista das culturas e tradições populares do Porto. Foi membro da Comissão Nacional de Defesa do Património Cultural e colaborador dos jornais O Primeiro de Janeiro e Público e das revistas O Professor, Vértice e A Razão. É actualmente professor de História Social e Cultural do Porto, investigador das culturas populares do Porto e escritor e cronista do Jornal de Notícias e da revista Sítios e Memórias. Tem mais de vinte obras editadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário