sexta-feira, 9 de março de 2012

Almeida Faria regressa em grande...

O Murmúrio do Mundo é o nome dado ao novo livro de Almeida Faria. Nesta publicação pela Tinta da China (na já consagrada colecção de viagens), o escritor tem a ajuda das aguarelas e cores de Bárbara Assis Pacheco.

Este livro relata a viagem do escritor à Índia. Fiquem com um breve excerto:

«O viajante ocidental que pela primeira vez visita Goa e Cochim (agora Kochi) enfrentará provavelmente, apesar dos muitos traços do passado europeu, a vertigem do caos à sua volta e dentro de si. Quando começa a familiarizar-se com a estonteante exuberância e com as contradições coexistentes, quando julga começar a entender a complexidade das castas, dos cultos e costumes tão diferentes, quando começa a fixar nomes, imagens, atributos dos deuses, tudo lhe foge de súbito, tudo se torna de novo confuso, como se o véu de Maia voltasse a cobrir a indecifrável irrealidade da Índia real.»


É já um caso aclamado pela crítica. Resta-me perceber se corresponde às expectativas que tenho dele. Em breve trago-o para casa...

«Se faltasse alguma prova para demonstrar que a escrita de viagens é essencial à ideia de literatura, este livro de Almeida Faria bastaria para a suprir. Não é só o título - “O Murmúrio do Mundo” - que consegue, sozinho, ser outro nome da literatura. É o próprio subtítulo, “A Índia Revisitada”, que não oculta alusões evidentes (incluindo a um famoso ensaio de Eduardo Lourenço, que assina o prefácio), quer sejam à tradição literária portuguesa e a um dos seus grandes mitos, quer a toda a literatura enquanto revisitação incessante: rescrita, releitura, regresso aos mesmos lugares que nunca são os mesmos. (...)
Não se fica com inveja do viajante, fica-se-lhe grato pela generosa magia de converter vários dias de viagem em menos de cento e cinquenta páginas de puro prazer para a imaginação e a inteligência.»

Gustavo Rubim, «Público», 5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário