terça-feira, 6 de março de 2012

Garcia Marquez: 85 anos de vida... muitos de escrita!

Cem anos de solidão, Relato de um Náufrago, Memória das minhas Putas tristes, Crónica de uma morte anunciada... Romances que li de Gabriel Garcia Marquez. Perdidos pelo meu quarto há mais uns quantos: aguardam pacientemente a sua vez. Assim como Viver Para Contá-la, a autobiografia da sua infância e juventude (que conta como estas fases da vida marcaram o imaginário do autor nas suas histórias). Da sinopse deste livro, fica este pensamento: "converte-se (...) num guia de literatura para toda a obra do autor, um acompanhante imprescindível para iluminar passagens inesquecíveis que, depois da leitura destas memórias, adquirem uma nova perspectiva. O romance de uma vida."



Hoje o escritor está de parabéns. Por 85 anos de vida, pois claro... Mas também por tanta imaginação e emoção que traz ao Mundo de quem o lê. Pelo menos é essa a sensação que tenho mal pego em mais um livro dele. Sou transportado para um território de magia, de histórias tão bem relatadas e vividas... que me sinto uma personagem... Como se o meu corpo entrasse directamente para dentro do livro.

Em 2011, a Dom Quixote lançou um livro que ando a namorar: Contos Completos (1947-1992). Recorrendo, mais uma vez, à descrição do livro, fiquem com a sua contracapa:


"Este volume reúne os contos escritos por Gabriel García Márquez desde os finais dos anos 1940, até meados dos anos 1990. Um conjunto de 41 histórias que nos permite desfrutar de todo o encanto e mestria do genial escritor colombiano, e que nos leva a um mundo inesquecível cuja realidade se expressa mediante fórmulas mágicas e lendárias.

Histórias fantásticas que reflectem a cultura sul-americana, misturando acontecimentos surreais e detalhes do quotidiano, escritas com o estilo que caracteriza a obra de García Márquez, em que os milagres se inserem na vida quotidiana e a prosa se aproxima inevitavelmente do seu destino fatal: a poesia."

Parabéns Gabo!

Sem comentários:

Enviar um comentário