sábado, 31 de maio de 2014

Alberto Costa e Silva ganha o Prémio Camões 2014

Brasileiro Alberto Costa e Silva vence Prémio Camões


Aos 82 anos o poeta, ensaísta e historiador brasileiro vence a edição de 2014 do Prémio Camões. Alberto Costa e Silva foi embaixador em Lisboa entre 1989 e 1992.
O poeta, ensaísta e historiador brasileiro Alberto Costa e Silva é o vencedor do Prémio Camões. O anúncio foi feito hoje, em Lisboa, pelo júri, composto por Rita Marnoto, professora universitária, José Carlos Vasconcelos, jornalista, e os escritores Affonso Romano de Sant'Anna, António Carlos Secchin, José Eduardo Agualusa e Mia Couto, vencedor em 2013.
O júri justificou a escolha, por unanimidade, pela "elevada qualidade em todos os géneros" literários, aos quais Costa e Silva se dedicou, e salientou também a sua "escrita refinada", que construiu "pontes entre os povos".
Alberto Costa e Silva nasceu em São Paulo, em 1931. Membro da Academia Brasileira de Letras, que presidiu entre 2002 e 2003, é correspondente da Academia de Ciências de Lisboa e o décimo primeiro escritor brasileiro a ser distinguido com o Prémio Camões. 
A editora brasileira Companhia das Letras, na sua página na internet, considera-o "um dos mais importantes intelectuais brasileiros", "especialista na cultura e na história da África". Foi embaixador do Brasil em Lisboa de 1989 a 1992, seguindo então para Bogotá, na Colômbia, depois de ter ocupado cargos de representação em diferentes capitais, como Caracas, Roma ou Washington. 

1 comentário:

  1. http://avidanumagoa.blogspot.com.br/2014/03/alberto-da-costa-e-silva-poeta.html

    ResponderEliminar