terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Janeiro traz-nos "O Suave e o Negro" de Manuel Monteiro


Alexandre meteu-se na política porque acreditava que podia mudar o mundo e salvar todos os infelizes  que  se cruzavam  com  ele. Inconscientemente  foi  isso  que  tentou  fazer  com  José,  um músico  incompreendido  por  todos  e  desequilibrado que viria a transformar-se na sua sombra. Alexandre deixou-se manipular e passou a viver  uma vida que não era a sua, preso a uma amizade doentia ancorada nas dívidas e amparada por um misto de culpa e compaixão. uma amizade pode ser  destrutiva  a  ponto  de  se  transformar  num vício? Pode.

Esta é leitura para este mês, "O Suave e o Negro" de Manuel Monteiro, nascido a 1978 e teve a  sua estreia literária no DN Jovem. Venceu diversos prémios literários, entre os quais o recente Novos talentos FNAC Literatura (2012). É autor do livro "Demanda ou a cor nunca vista" para além deste que acompanhamos este mês.

Sobre este livro Fernando Dacosta escreveu:

"Uma obra muito própria, bastante original e com uma invulgar energia criativa e comunicativa".

"A princípio tive alguma dificuldade em entrar no espírito da ficção mas depois fiquei agarrado por ela, achando-a uma notável obra literária. As personagens são muito fortes, os diálogos excelentes, a atmosfera criada fascinante, o que torna "O Suave e o Negro" uma obra muito própria, bastante original e com uma invulgar energia criativa e comunicativa".


1 comentário:

  1. Promete essa leitura... pena não conseguir mais títulos portugueses aqui na Baía. Só mesmo espreitando esses bocadinhos que vou pegando aqui.

    ResponderEliminar