quarta-feira, 19 de outubro de 2011

a-ver-livros: Dobrar com arte

A um livro não se arrancam capas nem rasgam folhas, não se dobram esquinas, não se escreve, risca, sublinha ou anota. Pronto, os da escola não contam. Cresci a ouvir estes mandamentos como se o livro fosse um altar.

Mas tal como nunca consegui acreditar num qualquer deus,
dei por mim de lápis em riste, outras vezes uma definitiva Bic Cristal, a ameaçar poesia nas margens de Pessoa e Gomes Ferreira, a sublinhar citações de Lobo Antunes e Pedro Paixão, a arriscar correcções cheias de pontos de exclamação nos rodapés de traduções que me eriçavam os pêlos da nuca. Sempre sem hesitar, como quem pratica um crime de lesa pátria sob um estado de insanidade muito pouco temporária.

Amo os livros – mas não os aceito como deuses sagrados de papel, intocáveis, a venerar, cobertos do pó dos tempos, sinais exteriores da nossa riqueza cultural. Acredito que o que importa ficar dos livros que lemos é aquilo que nos fizeram pensar e sentir, mesmo que já não recordemos enredos ou nomes de personagens. E não sendo o caso de edições raras ou com alguma particularidade que as torne especiais – seja um autógrafo, o ter vindo das mãos de alguém
que nos é caro ou querermos guardá-lo para passar a outro alguém – nada como entregá-los nas mãos de outras artes e vê-los renascer.

É capaz de ser boa altura para confessar que, apesar de tudo o que fica dito para trás – rebelde de pacotilha! –, jamais consegui ou conseguirei dobrar os cantos a um livro. Não foi em vão que me tornei coleccionadora de marcadores. Mas Isaac Salazar, um contabilista de El Paso, no Texas, USA (que é o primeiro a admitir que achava não ter um ossinho criativo para amostra no respectivo corpinho), dobra. Dobra aqui e ali. Dá um pequeno golpe com x-acto numa página e dobra acolá. E nascem palavras e, ao que consta, nesta fase também já símbolos. E sabe-se lá o que pode surgir a seguir.


Nestes quatro exemplos, nascem verbos. Amar. Sonhar. Criar. Ler.

São dos mais bonitos que conheço.

Referências: http://www.flickr.com/people/bookofart/

2 comentários:

  1. Giríssimo.

    (Também sou coleccionadora de marcadores)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Quem tiver interesse em ter seu nome em um trabalho deste tipo, aceito encomendas e tenho curso em pdf. contatodreamsandarts@gmail.com

    ResponderEliminar