domingo, 16 de outubro de 2011

"OutonO em BerliM"

Em Berlim não caminhamos... pedalamos... a cidade é tão grande que nos obriga a ser rápidos e velozes, sob pena de não nos dar tempo, sob pena de nos esgotar... assim que, imitando os berlinenses, aluga-se uma bicicleta.

Há um tempo na vida em que andamos de bicicleta quase todos os dias.

Depois, há um tempo na vida em que deixamos de andar de bicicleta e é nesse tempo que, quando voltamos a pôr os pés nos pedais de uma bicicleta, coisas há em nós que mudam, e mudam como que instantaneamente...

…o peso do corpo, o estado da alma, o desenho dos lábios... será porque os pés deixam de tocar o chão?

As ruas fazem-se numa espécie de voo planado, os edifícios não muito altos, cinco, seis, sete andares, as avenidas largas, os enormes passeios, as árvores, os pássaros.

Os pássaros?

Uns pássaros negros que no grasnar lembram as gaivotas que às vezes encontramos perdidas, ou talvez não, por Lisboa.

Depois o frio... um frio excessivo... que, talvez pelo excesso, acorda os corpos e lhes transmite essa estranha e rara alegria que vem do frio...

…porque não chove e o céu é mesmo azul, porque estamos de cachecol e luvas, porque pedalamos uma bicicleta...

…assim que, um dos meus amigos não resistiu e começou a assobiar a música do verão azul... será porque, apesar de ser Outubro, estão 30º em Lisboa.

Imagino as gaivotas na praia e... mais uma vez... me questiono que pássaros estes que voam pelos céus de Berlim.

E depois da bicicleta, um parque, Berlim tem vários parques, mas nós tinhamos encontro marcado no Mauer Park.

Estacionámos as bicicletas com dificuldade, não por falta de espaço mas por excesso de bicicletas, e entrámos no parque.




E dentro do parque uma energia evidente, densa, palpável. Um parque cheio de gente, parecia que todos os berlinenses no parque... Quantos habitantes tem Berlim?

Num anfiteatro à pinha um mega karaoke... tu que cantas tão bem é que te devias inscrever... oiço, em tom de provocação... canto mesmo muito mal, mas só os amigos conhecem esta minha qualidade... e mais, pessoas de skate, de patins, a jogar com bolas de basket e outras bolas, outros jogos.

E depois, na relva, aglomerados, os grupos, maiores, mais pequenos, solitários, muitos com grelhador, obviamente a grelhar salsichas... a fazer de tudo de forma simples, a conversar, a beber a óbvia cerveja, a jogar às cartas ou outros jogos, a dançar, a ouvir música, a tentar tostar sob um sol sem calor, a ler um livro indiferentes a este mundo, a fumar uns cigarros mal amanhados com um aroma adocicado a lembrar tília ou camomila.



Até que quase anoiteceu... e o frio também... deixámos o parque ainda cheio de gente... Quantos habitantes tem Berlim?... e a pedalar regressámos a casa.

Estávamos longe... a utilidade de uma bicicleta em Berlim.

Assim o primeiro dia em Berlim, a primeira fotografia... quanto aos pássaros, descobri depois com surpresa: são corvos.




3 comentários:

  1. Bem regressada, Raquel! Fiquei com o bichinho de ir a correr para Berlim... (chegava mais depressa se fosse de avião, bem sei!!!)

    ResponderEliminar
  2. já temos duas pessoas em Berlim hahaha podem fazer um metting blogueiro internacional!

    ResponderEliminar
  3. Estive em Berlim no Inverno. Não choveu, fazia muito frio... e não vi corvos, bicharocos simpáticos. No entanto, é uma cidade memorável.

    ResponderEliminar