sexta-feira, 14 de maio de 2010

Diálogo no dia Internacional do livro


Lanço o longo debate que surgiu em roda do dia internacional do livro, no passado dia 23 de Abril, entre muitos intervenientes, no grupo 'livreiro no facebook'.

Rodrigo Ferrão - Dia 23 passou. E celebrou-se mais um dia internacional do livro. Pelas minhas leituras, ando em José Régio. Aproveito para deixar um pedaço do poema 'Cântico Negro' (in 'poemas de Deus e do Diabo'):

"«Vem por aqui» - dizem-me alguns com olhos doces,/ Estendendo-me os braços, e seguros/ De que seria bom que eu vos ouvisse / Quando me dizem: «vem por aqui»!/ Eu olho-os com olhos lassos,/ (Há, nos meus olhos, ironias e cansaços)/ E cruzo os braços,/ E nunca vou por ali..."

Ana Almeida - o nosso caminho é feito de tantas decisões. Mais sobre o que não queremos do que sobre o que realmente queremos. Beijo muito grande

Rodrigo Ferrão - Sem dúvida, Ana. Este excerto pode dar para concordar ou não. Depende do ponto de partida. Entre Deus e o Diabo, entre o ´vem por aqui' ou ou 'eu nunca vou por ali'

Ana Almeida - e fazes tu muito bem, meu querido

Leonor Ferrão Sottomayor - A minha glória é esta...

Rodrigo Ferrão - Boa glória, portanto!

Maria Isabel Matos Pereira - Celebrando o dia do Livro, de "A Montanha da Alma" de Gao Xingjian transcrevo:
"Abaixo do campo, na floresta de bordos e de tílias, o velho botânico que me acompanhou à montanha descobriu uma faia
gigante, com mais de quarenta metros de altura, único fóssil vivo da época glaciar, com mais de um milhão de anos de idade. O tronco tem um grande buraco que poderia servir de covil a um urso. O velho botânico mandou-me entrar nele garantindo-me que se um urso habitasse aí, só no inverno poderíamos encontrá-lo. Entro devagar: o interior tem um tapete de musgo. No exterior, a grande árvore também está coberta de musgos aveludados. As suas raízes e ramos encavalitados insinuam-se como dragões e serpentes nos arbustos e nas ervas altas."

Mariana Jones - "Se ao que busco saber nenhum de vós responde, Porque me repetis: vem por aqui?"...... talvez um dos melhores poemas.

Já agora aproveito para recomendar ouvirem este poema...por Maria Bethania, ficou muito interessante

1 comentário:

  1. Trata-se de um livro notável sobre um problema que está muito em voga: a delinquência juvenil. No entanto, Amado aborda o problema de uma forma genial e apaixonante.
    A minha opinião sobre o livro:
    http://aminhaestante.blogspot.com/2008/07/capites-da-areia-jorge-amado.html

    ResponderEliminar