domingo, 25 de dezembro de 2011

Cinco Natais a vender livros

Ontem fiz o meu quinto Natal na profissão de livreiro. Cinco são as lojas por onde passei, mas o dia 24 de Dezembro foi vivido em três cidades diferentes: Porto, Guimarães e Vila Nova de Gaia.

Nunca deixei de trabalhar neste dia. Há magia sempre que se faz mais um embrulho! Na verdade, não é apenas mais um livro... Lá dentro carregam-se histórias, sonhos. Há alguém que pensa em nós.

Quero acreditar que quando se dá um livro não se dá apenas o objecto. Dão-se momentos únicos, dá-se um "significado". Daí o meu aplauso a todos os clientes que cuidadosamente pensam nos livros que se adequam à personalidade ou à idade do presenteado. Ou aqueles que se guiam pelas histórias que marcaram a sua vida e, com elas, querem contagiar mais alguém (pelo menos tenta-se que assim seja).

Parabéns! Vocês são responsáveis por uma corrente muito forte. Aquela que elege uma história - seja ela em imagens ou letras - que vos pode unir de uma forma especial, para o resto da vida, a outra pessoa.


Por isso, este ano (agora falando como cliente que também sou) continuei a dar livros. E todos eles ou estão no meu ADN ou foram pensados de forma a nunca serem trocados ou esquecidos num canto para fazer de peça decorativa. Os livros não servem para encher estantes. Servem para nos pôr a pensar.

A todos os que não lêem, descubram-no. Aos que repetidamente todos os Natais se lembram deste bem cultural, O-B-R-I-G-A-D-O. Vocês mantêm a minha profissão. É com a vossa vontade que acredito comemorar mais dias como este. Façam o favor de trazerem mais alguém. Conquistem as pessoas com o vosso gosto.

Espero que todos tenham tido um Bom Natal. Lembrem-se que há muita gente no Mundo que não tem direito a qualquer prenda ou sequer sonha o que é um livro.

E quantos saberão lê-lo?

2 comentários:

  1. Quantas vezes vejo a montra da vossa ou de outra Livraria e me apetece comprar o livro x ou y, para mim ou para alguem que gosta de ler como eu...mas nao é o momento, nao dá...mas logo, logo vou busca-lo...é um prazer tao grande!!
    Gostei muito do seu texto, um ano de 2012 sem maos a medir!!!
    Branca Bulhosa

    ResponderEliminar
  2. É um bem não só cultural como, para mim, absolutamente vital.
    Parabéns pelo blogue.
    Cumps.

    ResponderEliminar