segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ubik, mais um membro!

Quis o destino que o pseudónimo encontrado pelo grande amigo 'Ubik' fosse um título de um livro: de Philip K. Dick.

Trabalhei de perto com Ubik. É convidado do negócio, tem a minha profissão. Provavelmente a pessoa mais apaixonada por livros que conheço. Compulsivo e doente - como se quer.


É um enorme privilégio tê-lo aqui, tive medo que não aceitasse. É grande amigo meu, muito especial e com o poder mágico de encantar qualquer pessoa com as 'palavras'. Anda um pouco destreinado na escrita, à qual foge por estar convencido que não tem tempo. Mas eu não aceito respostas dessas...

Vivo muito perto dele, embora a distância seja hoje maior. O destino separou-nos no dia-a-dia, mas nunca pôs em causa a amizade. Se pudesse escolher alguém para entrar num negócio, ele entrava logo. Às claras...



Falar com Ubik sobre livros é tratá-los por tu. Percorremos qualquer livraria - velha ou nova e paramos livro sim, livro sim. Passam-se boas horas a descobrir este mundo encantado... Sempre que conseguimos estar juntos, celebramos a felicidade de falar a mesma língua.


O seu local de eleição é em Paris. Imagino-o perfeitamente - circundado por livros, do chão ao tecto. Um dia, meu caro, lutarás por ter um local assim. A livraria que falo é a 'Shakespeare and company'; espaço que parece saído de um conto. Ainda não fui lá, mas partilho as fotos que Ubik trouxe.


Hoje assino um cheque em branco. Caro amigo, sabes bem que podes escrever o que quiseres. Leste mais de um milhar de livros, para ti não é difícil encaixar aqui.

Ubik irá apresentar o livro deste mês. Brevemente...

1 comentário: