terça-feira, 2 de novembro de 2010

Contos de São Petersburgo, Nikolai Gógol

Eis a colectânea perfeita que reúne os principais contos de Gógol, autor injustamente esquecido tanto no seu tempo como no nosso.

Morrer em delírio, conseguem imaginar? Completamente asfixiado pela agonia, Gogól sucumbe. Abalado pela perda da mulher de um amigo, abandona a escrita, reza e jejua. Manda queimar parte da sua obra. Onze dias depois, a morte.


O título deste conjunto de contos engana. Dos seis, cinco passam-se verdadeiramente em São Petersburgo. A magia de passar de uma história para outra é conhecer uma cidade imperial, mergulhada no século XIX em que Gogól viveu.


Se 'Avenida Névski' e 'Diário de um louco' são dois excelentes exemplos do melhor que há neste género, é com 'Nariz' que o autor atinge a genialidade. Conseguem pensar num nariz à solta pelas ruas de São Petersburgo? A história de um 'independente' nariz que resolve abandonar o rosto de um oficial.

Mais não digo...

6 comentários:

  1. Descobri o autor com "O Retrato". Logo a seguir li "Nariz" e maravilhei-me com a sua perspicácia na escrita.
    Estes contos estão na minha lista de livros a comprar.

    ResponderEliminar
  2. Tons de azul, segue a lista dos contos que aqui encontra:

    - Avenida Névski
    - O retrato
    - Diário de um louco
    - A caleche
    - O nariz
    - O capote

    Boa leitura

    ResponderEliminar
  3. Olá! Faz muito tempo, li um conto do Gogol em que a personagem principal - se não me engano, um homem que enriqueceu - pede a "especialistas" que lhe indiquem uma lista dos maiores livros já escritos, a fim de lê-los e "ficar culto". Passam-lhe a tal lista e o homem começa a ler as obras, mas... que decepção! Uma delas conta a história de um doido que passa vinte anos tentando voltar pra casa e pra mulher; no outro, uma mulher, bem casada com um médico, fica namorando uns bandidinhos, etc. E conclui: se isso é o melhor, prefiro ser ignorante! Alguém sabe o nome desse conto, e onde encontrá-lo, etc.? Grata!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde! Alguém sabe onde encontrar esse livro na zona do Porto? Já corri umas quantas livrarias mas é muito complicado! Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Que tal online? Tem na wook. Em alternativa, a edição da Assírio: 9789720793133

    ResponderEliminar
  6. Sem duvida alguma o nariz foi um dos contos mais dementes que li.Só de ler causa cancro, quem é o demente que põe um nariz a andar na rua vestido de governante.

    ResponderEliminar