terça-feira, 30 de janeiro de 2018

canta cancioneiro da bahia




- ilustração de Taisa Borges -



A estrela, quando corre,
Deixa um caminho no céu;
O rapaz, quando namora,
Leva jeito no chapéu.

As estrelas do céu correm
Todas numa carreirinha;
Assim correm os amores
Da tua beira pra minha.

Lá no céu tem sete estrelas,
Todas sete emparelhadas.
Uma é minha, outra é de vós,
 Outra de minha mãe amada.

No céu há dezoito estrelas
Todas postas numa linha;
Quis Deus escrever com elas:
“Eu sou teu e tu és minha”.


- Marco Haurélio - 




Nota do Autor: A literatura oral fascina pela originalidade e pela universalidade. E nisso não há qualquer contradição. A primeira e a terceira quadras acima reproduzidas são de minha recolha do cancioneiro baiano, que redundou no livro Lá detrás daquela serra (Peirópolis,2013). A segunda e a quarta integram o Cancioneiro de Viana do Castelo, de Afonso do Paço (Braga, Livraria Cruz e Cia.,1928). Notem-se, em que pesem as similaridades, as diferenças sutis. Na terceira, por exemplo, a referência ao Setestrelo (Plêiades) dispensa maiores explicações. Na quarta, as 18 estrelas equivalem a cada letra da frase do verso final.

Visite o blog Cordel Atemporal


Image result for marco haurelio retrato xilogravura* Baiano de Riacho de Santana, Marco Haurélio é poeta popular, editor e folclorista. Em cordel, tem vários títulos editados, dentre os quais: Presepadas de Chicó e Astúcias de João GriloHistória da Moura Torta e Os Três Conselhos Sagrados(Luzeiro). É autor, também, dos livros infantis A Lenda do Saci-Pererê e Traquinagens de João Grilo (Paulus); O Príncipe que Via defeito em Tudo (Acatu). Escreveu ainda Lendas do Folclore Capixaba (Nova Alexandria), As Babuchas de Abu Kasem (Conhecimento), A Megera Domada (recriado em cordel a partir do original de William Shakespeare) e O Conde de Monte Cristo (versão poética do romance de Alexandre Dumas), os dois últimos para a coleção Clássicos em Cordel, da Nova Alexandria, onde atuou como editor.

Recentemente lançou História de combates, amores e aventuras do cavaleiro Palmeirim de Inglaterra (com José santos e Jô Oliveira), pelo Editora FTD, A lenda do Batatão(SESI-SP), A História dos dois homens que sonharam(Giramundo), Peripécias da raposa no Reino da Bicharada(LeYa), A saga de Beowulf (Aquariana), Os 12 Trabalhos de Hércules (Cortez) e Mateus, esse boi é seu(DCL).

Com base numa recolha feita no sertão baiano, em 2005, organizou as antologias Contos Folclóricos Brasileiros (publicada em 2010 pela Paulus Editora), Contos e Fábulas do Brasil (Nova Alexandria) e O príncipe Teiú e outros contos brasileiros (DeLeitura). No campo da pesquisa em poesia popular, escreveu Breve História da Literatura de Cordel (Ed. Claridade), que integra a coleção Saber de Tudo, eLiteratura de Cordel - do sertão à sala de aula (Paulus). Profere palestras e ministra oficinas sobre Cordel e Folclore em vários estados brasileiros. No momento, atua como consultor da telenovela Velho Chico (Rede Globo), de Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, que irá ao ar em agosto de 2016. 





Sem comentários:

Enviar um comentário