quarta-feira, 19 de abril de 2017

no verde da folha, amarelo-ouro - história que é do BOROGODÓ!




Image result for rolando boldrin
Toquinho e Rolando Boldrin, Som Brasil, Rede Globo, 1981.


Cá no Brasil, um apresentador de televisão, desde muito, muito tempo, tem um programa feito inteirinho pra dizer poesia, contar histórias e cantar música popular brasileira. Um programa sobretudo destinado a mapear a oralidade do país, as diversas composições da mesma língua portuguesa em expressões singulares de cada lugar, cada cultura (dentro da cultura) desse país com geografia de continente.

Rolando Boldrin passou por diversas emissoras e atualmente se mantém na TV Cultura, com seu recanto Senhor Brasil. Ele, que nasceu na Cidade de São Joaquim da Barra, interior do Estado de São Paulo. Pequenino, aos 7 anos, já foi ao rádio com sua dupla caipira formada com o irmão (12 anos); eram eles "Boy e Formiga".

Foi sapateiro, frentista, carregador, serviu mesas e atendeu balcão em farmácia. Depois foi firmando teimosia na música, e na década de 50 ingressou a TV Tupi, que não mais existe, ao lado de grandes atores da dramaturgia brasileira.

No vídeo selecionado, Boldrin não está só. Começa por apresentar a poeta Cora Coralina com um texto muito revelador sobre o Brasil. Depois, apresenta as irmãs Alzira e Tetê Espíndola, ambas compositoras e cantoras, figuras imprescindíveis para compreensão da cena musical brasileira... Mas isto rende outra publicação para este blog, que eu farei, em outro momento, com prazer ímpar de quem conhece essa gente espectacular.

Eu sou Penélope Martins, escritora e narradora de histórias, e contribuo para o Blog Clube de Leitores, construindo essa ponte de leituras nossas na força na língua que nos une, porque a palavra é do BOROGODÓ!


Sem comentários:

Enviar um comentário