terça-feira, 26 de julho de 2016

Marambaia é do Borogodó!

-Tarsila do Amaral -


Henrique Felipe da Costa (1908 - 1984) é mais um dos compositores brasileiros que, apesar de serem os responsáveis por grandes sucessos, cairam no esquecimento. Risonho cantor e ator, Henricão, assim apelido pelo imponente tamanho, gostava muito de Carnaval e há rumores de que ele teria sido o primeiro Rei Momo negro da história do Carnaval. 

Sua canção mais conhecida, e formidável, é "Casinha da Marambaia", ou "Só vendo que beleza",  escrita em parceria com Rubem Campos. A canção foi gravada por Carmem Costa, em 1942, e regravada por nomes de peso da MPB, como Maria Bethânia e Elis Regina. 

O ambiente bucólico da canção traz o imaginário de um Brasil campeiro, permeado pela riqueza de sua flora farta e diversa, povoado pelos sons dos pássaros e sempre propício ao poético.

Casinha da Marambaia é uma das canções que minha avó cantava pra mim, sentadas as duas na varanda da casinha branca que ela morava. Eu olhava a rua, a noite com aquela luzinha fraca rodeada de mariposas, e pensava ser ali mesmo, nossa Marambaia.

Divirtam-se com essa pérola que é do borogodó!



Eu sou Penélope Martins, do Brasil para Portugal, toda semana por aqui,com leituras de mundo compartilhadas com os amigos do Clube de Leitores.




Sem comentários:

Publicar um comentário