domingo, 9 de agosto de 2015

Tomás Vieira - Ensaio sobre a felicidade

«A humanidade é afetada por uma doença extremamente contagiosa, mas de entre todas os problemas que já haviam atingido a humanidade este será um, inicialmente, desprezado. Tanto porque os sintomas dos doentes são apenas a felicidade. Nada pejorativo, excetuando que o Homem talvez não esteja preparado para a mudança de mentalidades e recaía no paradoxo entre a resiliência e supostos propósitos da vida.»  

Sinopse



"E Rui na sua condição humana, não teve um resumo que pudesse ser dito, apenas o que lhe ia na alma.
- E o que irá acontecer?
- Iremos passar a sentir.
- E o que isso quer dizer Rita?
- Que ninguém pode prever o momento seguinte, como ninguém deve viver de feitos passados.
(...)
Era impossível naquele instante Rui aceitar aquilo.
- E viveremos felizes para sempre? - Perguntou ele sarcasticamente. Ela limitou-se a sorrir. A resposta estava dada no que se podia sentir invariavelmente de alguém com Síndrome de Felicidade.
- E o que é a felicidade Rita?

E o momento recapitulou-se. Andáramos todos durante a nossa eternidade à procura dessa resposta. Não poderia ser resumida numa frase, certamente. Mas ele queria ouvi-la, como que se um livro para ser bem escrito e uma história bem terminada, tivesse que comungar dessa universalidade das coisas maiores. Ser consensual, ser simples e imutável.
(...) "


---

"Ensaio Sobre A Felicidade" é o último romance do autor Tomás Vieira, ensaísta sobre uma ficção extraordinariamente fantasiosa ou, talvez, mais plausível do que suposto. Além da criativa estória, que nos cativa desde o primeiro capitulo, este livro exerce, de forma muito irónica, criticas às antíteses da nossa sociedade atual. Mais para o final tomamos conta que nos envolveu numa meditação teísta... e nos conduz reflexão que se a fé não se obtém por influência cultural, também Deus não se entende pelo que consideramos "inteligência" e, pelas mesmas razões, nem o acesso ao Divino... como a própria Felicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário