quinta-feira, 25 de junho de 2015

O Clube entrevista os leitores - Gina Matos


Rodrigo - Como descobriste o Clube de Leitores?
Gina Matos - Conheci o Clube de Leitores quando andava à procura de blogs de leitura onde me pudessem indicar livros e ler alguns textos que me despertassem interesse em novas leituras.

- O que te chamou mais a atenção nesta comunidade? 
- A princípio limitava-me a ler os posts sem sequer comentar. Não me sentia à vontade, nunca me tinha aventurado a conversar com pessoas para mim desconhecidas e que me pareciam estar num plano mais elevado. Mas descobri que eram pessoas acessíveis com quem podia conversar e assim aprofundar os meus conhecimentos. A pouco e pouco atrevi-me e comecei a comentar e obtive respostas, o que me deixou muito feliz e à vontade para continuar a visitar a vossa casa.

- O facto de todos os bloggers serem também escritores é algo que te entusiasma? 
- Fiquei entusiasmada pelos blogueiros serem escritores e tão acessíveis ao público.

- Este blog veio mudar alguma coisa na tua vida de leitora? Recordas-te de alguém que tenhas conhecido e que tenha valido a pena? 
- A minha vida em relação à leitura mudou radicalmente, pois além de eu adorar ler, agora podia desfrutar o prazer de conversar com escritores e poetas e exprimir o meu apreço pelo que eles publicavam.

- Como foi passar do mundo virtual ao mundo pessoal com algumas pessoas que conheceste através do Clube de Leitores? 
- Através desta troca de mensagens e conversas tenho vários escritores como amigos virtuais e outros que se tornaram pessoais sem nunca ter sido eu a ter a iniciativa de pedir amizade pois, como eu dizia, sou apenas uma simples leitora que adora ler e escrever algumas coisinhas, mas sem grandes conhecimentos gramaticais para poder fazê-lo da forma que vocês o fazem. Também adoro ler histórias às crianças e gostaria de abraçar esse projecto, aliás já estou a tratar disso.
Na minha última estadia no Brasil tentei com a Penélope uma visita à escolinha onde faço voluntariado mas com muita pena não consegui, (não por culpa dela ou minha...). Mas estou a contar os dias para lhe ir dar um abraço pessoalmente à feira do livro.
E também vai ser este ano que vou conhecer pessoalmente a Alice Vieira, pois no ano passado a minha timidez não me deixou.
Já conheci a Ana Almeida pessoalmente e adorei.

- Tens alguma história que te tenha marcado – quer através de um post no blog ou de alguma pessoa envolvida na sua dinamização? 
- Gostei muito dos passatempos que promoveram. Levaram-me á descoberta de novos escritores. Tive a oportunidade de ler a Raquel Serejo Martins com o seu livro "A Solidão dos Inconstantes" livro esse que ela me ofereceu através do passatempo que ganhei neste Clube.
Estes passatempos promoveram em mim uma realização pessoal. Afinal também conseguia pôr no papel os meus pensamentos...

- Com que frequência visitas este espaço? 
- Eu visito diariamente este espaço.

- Como vês este projecto dentro de alguns anos? Sentes que ainda existe muito para se discutir? 
- Penso que no futuro este clube será ainda melhor, pois com os vossos ensinamentos virão mais leitores e escritores e assim teremos uma linda e agradável tertúlia entre todos.

- Numa frase: O Clube é…
- Com o Clube de Leitores aprendi a sair do casulo e expressar os meus sentimentos em palavras, textos ou versos e dá-los a conhecer aos outros sem timidez. Por isso o clube de leitores é: uma segunda casa que considero família. Obrigado
Nota: Eu prometo seguir o Clube de Leitores, na alegria e na tristeza em todos os momentos da minha e vossa vida, até que a falta de crédito ou a internet nos separe.

*Rodrigo Ferrão entrevista os leitores do blog, nos 5 anos deste projecto. 
Gina Matos é uma entusiasta seguidora do nosso blog

Sem comentários:

Publicar um comentário