terça-feira, 5 de maio de 2015

TODOS OS TEMPOS VERBAIS, o meu livro

 *capa: David Pintor, 2015
 
Andei secretamente a magicar um livro, sem saber bem se devia falar sobre ele a todos, enquanto o construía. Acho que não me projectei enquanto escritor (como mandam os manuais). Pelo menos não era nessa direcção que me imaginava viver. Mas as ameaças foram-se precipitando à minha frente. Na verdade, quem fala sobre tantos livros, poemas e leituras que faz... só pode caminhar pelas palavras. E palavra-a-palavra desaguei num primeiro ensaio. E não mais parei!
 
Há uma questão mal resolvida no meu interior - imaginar-me a escrevinhar poemas. A poesia acontece em dois momentos muito distintos da minha história:
 
- o primeiro é entre família.
Há muitos anos atrás escrevi umas modinhas sobre as aventuras e desventuras de uma "luta titânica entre os primos rapazes e as suas primas ou irmãs". Naquele verão em Barcelos, os poeminhas viraram sucesso e surgiu um pequeno livro que algumas pessoas ainda guardam.
 
- o segundo momento dá-se em 2013, já ávido consumidor de poemas e outras literaturas.
Surge espontaneamente, pela necessidade de preencher um espaço ao fim-da-tarde no blog, quando notei a falta de uma companheira à hora habitual. Não sei bem o que me moveu, mas nasceu algo. E lembro-me de ficar espantado com o inesperado impacto que teve. Esta nova fase é um mero acaso e isso é curioso. Pelo menos para mim vai ser sempre.
 
Daí a um livro... tive que ponderar cuidadosamente. Pesaram algumas razões, mas creio que a mais forte é mesmo sentir a publicação. Vi aí a melhor pressão possível para continuar a explorar a escrita. E sei que todas as outras questões que trago comigo não chegam ao nível desta.
 
A opção por uma edição de autor também foi importante. Neste caminho quero apenas e somente contar com a minha orientação. Tenho pouca coisa escrita, não poderia ser de outra forma.
 
Para este livro chamei algumas pessoas:
 
A ilustração do David Pintor foi algo que achei improvável, apesar da amizade longa que une este blog à sua obra. Mas ele não só assentiu... como desenhou esta capa - quem comprar o livro vai perceber de imediato o porquê dela.
 
Depois chamei algumas amigas para me ajudar, pessoas que caminham junto ao Clube de Leitores há muito tempo e acompanham com entusiasmo tudo o que por aqui passa. A Ana Paula Oliveira escreveu o meu prefácio, a Clara Amorim deu-me uma ajuda preciosa na revisão, a Ana Almeida iluminou-me no título e escreve o meu posfácio.
 
E depois há o Helder Magalhães... essencial no contacto com a gráfica.
 
A todos o meu obrigado, sei que sem o vosso entusiasmo não me atirava para a frente. O contributo de cada um é uma extensão de todos os poemas que este livro vai reunir. E um grande complemento.
 
Em breve vou andar pelo país para apresentar Todos os tempos verbais. Guimarães, Coimbra, Lisboa e Porto estão no horizonte...
 
Aguardem notícias, vamos celebrar bons momentos entre amigos.
 
Rodrigo Ferrão 

3 comentários:

  1. Ana Paula Oliveira5 de maio de 2015 às 19:49

    Estou muito feliz com a notícia. Foi com medo, mas muito orgulho, que recebi o teu pedido para fazer parte do teu primeiro livro. Ele aí está. Lindo. Parabéns e obrigada por me tornares família. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Aninhas :) bom ter-te por cá

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, Rodrigo. Estou muito contente com esta notícia. Quero ler este teu livro. abraço e sucesso. Que as palavras se façam caminho!

    ResponderEliminar