terça-feira, 5 de maio de 2015

5 anos, muitos dias, o mesmo Clube

O Clube de Leitores faz hoje 5 anos.

Não sei bem o que me percorre, são tantas e tantas memórias. De pessoas a entrar, de pessoas a sair. De protagonistas e comentadores, de entusiastas e críticos, de novos autores e nomes já firmados. Semanas com muitos posts... semanas com poucos. Gestão emocional dos famintos por novos textos e poemas. Promessas de publicações (por vezes sem termo certo) ou notícias dadas em primeira mão.

Escritores que nascem, escritores que morrem.

E pessoas que estão deste lado. Uns mais conhecidos, outros ainda por conhecer. Estranha gente que dedica o seu tempo a discutir o que escreve, o que traz e dá notícia. Pesquisam, montam, partilham, comentam. Tudo actos que levam minutos, que nos arrastam a horas, e terminam em dias sem fim.

O Clube não passa de um livro, uma colectânea de histórias e personagens. E quem vive cá dentro sabe-o. Ostenta com orgulho a bandeira da felicidade literária - conceito que a psicologia moderna deve anotar e estudar.

Deixem-nos de-quando-em-quando afirmar publicamente a nossa alegria. A nós fica-nos bem, a vós transmite algo. E eu sei que quem passou por cá pode dizer com satisfação que um dia aqui esteve. Mesmo que decida apagar a sua própria memória e o que deixou escrito ou transcrito.

Fico feliz por este blog acolher tantos escritores e por ser a sua casa. Nunca pensei trabalhar na "construção civil das letras"quando era mais pequeno. E a minha aspiração nas matemáticas e artes foi sempre anulada por clara inaptidão.

O que eu ainda não sabia (e mais tarde descobri)... é que a matemática, a ciência e a arte cabem nas palavras. A História e as estórias também. O amor, a solidão, a morte, a vida, a amizade, a família, a melancolia. Cabe aquilo que quisermos meter lá dentro, tão simples quanto isso.

O próximo ano vai tentar ir ao encontro de cada vez mais leitores. Já não precisamos de fazer eco dos números deste blog, esta comunidade é enorme. E é grande porque se dedica. Com mais ou menos tempo, com uma coisa simples ou algo que exija trabalho criativo...

foto: Ana Almeida
pin: Pedro Ferreira

O Clube de Leitores pode ser apenas mais um caminho ou o caminho em si na minha vida. Vamos ver onde me leva esta loucura. Há dias em que não me apetece fazer sala, há dias tristes, há dias cansativos... mas mesmo assim é raro o nosso público ficar sem nada onde pôr um like ou comentar.

Vivemos uma crise de blogs, não haja ilusões. As redes sociais têm empurrado as pessoas para aquilo que gostam e procuram. E o que buscam raramente se cruza connosco.

É mais complicado fazer o inverso, isto é, entrar pela vida das pessoas. Muito mais quando se fala de livros, poemas e literatura. Vamos ser honestos (que poucos nos leem): há quanto tempo não terminam um livro do princípio ao fim? Martirizam-se por não consegui-lo? Têm saudades dos tempos em que tudo parecia fácil e simples?

O tempo é aquilo que queremos fazer com ele. Isso basta ao meu sossego, é tónico que me acalma.

Vamos continuar por cá, tentando contrariar os dias e as rotinas. Somos um nicho e um nicho vamos ser. Uma sociedade mais ou menos secreta que voará por aí, até onde nos quiserem.

Parabéns blog meu. Partilho esta imensa alegria com quem escreve por cá, agradeço a todos os que por cá passaram. E felicito os nossos leitores, a força que nos vai levar a mais alegrias.

Rodrigo Ferrão 

4 comentários:

  1. Parabéns!
    Que continuem por cá muito mais tempo:)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Isabel por continuar a visitar-nos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!
    Cinco anos é muito tempo, continua por pelo menos outros tantos.
    Beijocas e boas leituras.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Carla pelas palavras! Vamos tentar um 5 x 5!
    Boas leituras

    ResponderEliminar