terça-feira, 17 de março de 2015

Da Yahoo para alfarrabista de bairro

Farto de despedir na Yahoo, tornou-se alfarrabista de bairro

por João Almeida Moreira, em São Paulo


Ricardo Lombardi, ex-diretor da revista brasileiraBravo! e alto quadro na empresa digital, decidiu mudar de vida. Abdicou de 70% do que ganhava e agora vende livros na garagem da casa da mãe.

Foi ao atravessar Buenos Aires, de férias, que a ideia surgiu: no bairro de San Isidro, um alfarrabista sobrevivia como pequeno negócio de família em plena era do comércio hiper e da indústria mega, aparentemente indiferente ao furor dos tempos modernos. Ricardo Lombardi, paulistano de 44 anos, pensou porque não ele e porque não em São Paulo.

A chefiar a redação brasileira do gigante digital Yahoo e com longa carreira em jornais e revistas no país - foi diretor da revista cultural Bravo!, correspondente em Nova Iorque do digital Último Segundo, editor de turismo do Jornal da Tarde, arquivista em O Estado de São Paulo -, Lombardi, casado e com dois filhos, decidiu demitir-se e fundar o seu próprio alfarrabista, o Desculpe a Poeira.

Pegou nos quatro mil livros da sua biblioteca pessoal, fora as coleções da Playboy, Placar, Around e Piauí, títulos icónicos no país, e abriu as portas em novembro, na garagem de 24 metros quadrados da casa da mãe, em Pinheiros, no centro da cidade, algures entre outras garagens transformadas, também nos últimos anos, em pastelarias, sapatarias ou costureiras. "Perdi 70% dos meus rendimentos mas vendi o carro e passei a andar de bicicleta, larguei o karaté no ginásio, porque a mensalidade era cara, e agora treino para a Maratona de São Paulo e deixei de gastar 300 reais [cerca de 100 euros] em restaurantes para comer apenas nos bons e baratos", diz o ex-jornalista ao DN. "Em compensação, posso pegar num livro e lê-lo às 15.00, beber um copo de vinho às 16.00, se me apetecer, e levo os filhos à escola..."

Sem comentários:

Enviar um comentário