quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Das alegorias, Franz Kafka

Das alegorias

Muitos reclamam que as palavras dos sábios são sempre meras alegorias e de nenhuma utilidade para a vida do dia-a-dia, a qual é a única vida que temos. Quando o sábio diz: «Vai para ali», não quer dizer que deveríamos passar para um lugar real, o que de qualquer maneira poderíamos fazer se valesse a pena; ele refere-se a um lugar legendário, algo que nos é desconhecido, algo que ele também não consegue designar mais precisamente, e que, como tal, de nada nos pode servir aqui. Todas estas alegorias, na realidade, destinam-se meramente a dizer que o incompreensível é incompreensível, e isso já nós o sabemos. Mas as preocupações que temos de enfrentar todos os dias, essas, são outro assunto.

A este propósito, um homem disse: «Porquê tal relutância? Se seguissem as alegorias, vocês próprios se tornariam alegorias, e com isso livrar-se-iam de todas as vossas preocupações diárias.»

Outro disse: «Aposto que isso também é uma alegoria.»

O primeiro disse: «Ganhaste.»

O segundo disse: «Mas, infelizmente, apenas alegoricamente.»

O primeiro disse: «Não, na realidade. Alegoricamente, perdeste.»


 *Das alegorias é um conto publicado por Franz Kafka. A edição portuguesa tem o título O Abutre e Outras Histórias e é da Estrofes & Versos

1 comentário:

  1. Li "Kafka e a boneca viajante" e pelo que a história conta ele realmente parece ser um ótimo escritor!

    Beijinhoos,
    Joyce Fernandes
    http://linhasemaislinhas.blogspot.com.br/2015/02/young-justice-1-temporada.html

    ResponderEliminar