quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Que frase escolhem? Passatempo «Brasil»

P.V.P.: 19,90 € 
Data de Edição: 2014
Nº de Páginas: 432
Editora: Editorial Presença

Qual é a frase que escolhem para ser a vencedora do passatempo «Brasil»?

Estas são as cinco melhores frases a concurso. E vão agora a uma grande final que decorre até dia 12. As mais votadas ajudam o júri a decidir os vencedores - basta comentarem este post (aqui no blog, na página do facebook ou também no grupo).

Boa sorte!

~~__~~

Diogo Fernandes

O que mais gosto no Brasil são as pessoas. A vida. A descontracção. A despreocupação. A alegria de viver. Todos estes ingredientes fazem da população brasileira a mais carinhosa, amável e prazerosa de se conviver. Impossível não sorrir com um brasileiro. Impossível ficar triste junto de um brasileiro. De uma forma sempre "bacana" e "legal", os dias passam mas a mentalidade não regride. O povo brasileiro continua jovem, vivo e "bem lá no alto". Com os brasileiros aprendemos a viver a vida como deve ser vivida: com vida.

Ana Paula Oliveira

Sob o céu azul, estendem-se quilómetros de areia branca, abraçada pelo mar e por frondosa mata, que conduzem à pequena e formosa vila piscatória cujos restaurantes, lojas e feiras de artesanato maravilham os turistas com o seu toque de rusticidade sofisticada. Biodiversidade, beleza natural e encanto moram na Praia do Forte.
O mar, que acorda nervoso, vai relaxando ao longo do dia. Ao final da tarde, completamente calmo, alonga-se, lânguido, e mostra todo o seu esplendor.
Este é o local certo para fugir ao ruído e à confusão. Onde silêncio, calma e paz rimam com calor, boa disposição e festa. E, para alimentar a festa, apenas a 60Km, a cidade de S. Salvador da Bahia, de flagrantes contrastes e cheia de História, envolve quem lá chega. Logo nos deixamos seduzir pelo ritmo dos berimbaus e pela alegria da capoeira, pelo odor e sabor da fruta, pela cor das baianas e das paletas dos pintores, pela música saída dos sinos das inúmeras igrejas. Mas a maior emoção é o encontro com Jorge Amado cuja presença se sente e se toca e se respira.
- Sorria, você está na Bahia – dizem-nos.
E é impossível não sorrir, não dançar, não conversar, não beber uma agradável caipirinha, não saborear um delicioso sorvete de frutas exóticas, não encher a alma com tanto que este cantinho do paraíso tem para oferecer.
Não conheço outros lugares cariocas, mas Brasil é isto. Sinto-o.
(texto adaptado de um que escrevi em 2011 e publicado na revista Fugas)

André Silva

Adoro no povo brasileiro a sua vivacidade,
E a sua alegria é de alucinar,
E já desde tenra idade,
Que esta cultura quero experienciar!

No Brasil adoro o clima e o seu calor,
E no seu povo a sua boa disposição,
Um dia quando lá for vou percorrer com fervor,
Os seus recantos de manhã ao serão!

E esta obra quero muito ter,
Para os meus conhecimentos do Brasil preservar,
E aqui prometo que se vencer,
Corro de Paredes até Ovar!

DanielaMP

Para começar o Brasil é simplesmente lindo tornando-se complicado enumerar o que mais gosto nele.
O clima é sempre convidativo, pois mesmo com chuva o tempo está quentinho.
As praias estão rodeadas de gente simpática e de atracções turísticas e gastronómicas sem igual.
O Carnaval é um evento completamente do outro mundo! O espírito de festa, a alegria contagiante das pessoas, algo inexplicável.
Todas as noites são noites de festa, com muita música e gente bem vestida.
Até a língua é bonita e curiosamente basta umas horas no Brasil para que sem darmos conta estarmos também a “falar brasileiro”.
Sem esquecer que no Brasil existem vistas e monumentos fantásticos que para quem o visita são quase como obrigatórios.

redonda

A literatura: Jorge Amado (comecei a ler Gabriela, Cravo e Canela e continuei com todos os que fui apanhando, D. Flor e os seus dois maridos, O País do Carnaval, Suor, Tieta do Agreste, Tocaia Grande), Erico Veríssimo (li a trilogia O Tempo e O Vento, Clarissa, Olhai os Lírios do Campo e Caminhos Cruzados), José de Alenquer (O Guarani, Iracema), José Mauro de Vasconcelos (Meu Pé de Laranja Lima - li-o com treze anos e depois mais três ou quatro vezes e chorei sempre que o li - Rosinha minha Canoa, Doidão e A Ceia, e uma das minhas escritoras preferidas, Lygia Fagundes Telles pelo livro As Meninas mas também Ciranda de Pedra. Pelos livros parece-me que estive um pouco lá. Pela fascinação dos livros, comecei também a ler as revistas Terra, Veja, Isto é e Época (entretanto só a a Veja é que continua a aparecer à venda), a ouvir a música e a experimentar a comida, picanha e moqueca de peixe. Um dia gostava de ir lá.

*O vencedor terá que enviar-nos a sua morada. Em caso de não o fizer, o Clube atribuirá o livro a outro(a) finalista. Fique atento!

10 comentários: