quinta-feira, 17 de julho de 2014

Vamos aos Banhos com a Snob?

2ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO INDEPENDENTE

Travessa dos Banhos Velhos, Caldas das Taipas
25/7 - 27/7
De 25/7 às 18:00 até 27/7 às 18:00

Co-Org. Livraria Snob
Entrada Livre

Segunda edição da Feira do Livro Independente, nos Banhos Velhos, que junta editores independentes de todo o país e não só.

Além de novidades das várias editoras que decidirem estar presentes, a feira terá também uma área dedicada ao livro descatalogado e de alfarrábio.

Durante o fim-de-semana, além dos numerosos livros, haverá apresentações e lançamentos, exposições workshops e o concerto do projecto Osso Vaidoso, no dia 25 de Julho, sexta-feira.

PROGRAMA

25 de Julho
18H Abertura da Feira

21H Inauguração da Exposição 40 X Abril – com a presença de João Paulo Cotrim, editor da Abysmo.

40 X ABRIL
Autores vários

São 20 ilustrações e outros tantos poemas num livro que se desdobra de mil modos para celebrar a liberdade, mergulhando raízes na utopia e sem esquecer aquilo que o presente nos exige em nome de um futuro distinto.

21.45H Apresentação da Grisu - com a presença dos editores João Almeida e Ana Guimarães e também do autor Eduardo Brito.

A Grisu



22.30H Osso Vaidoso


26 de Julho
11H Oficina de Origami com Maria do Mar

A folha de papel é o mote para aprender esta técnica secular japonesa de representação das formas que a natureza inspira. Saber um pouco da história do origami e de lendas associadas é o ponto de partida. Deixando a imaginação comandar, pretende-se ensinar todos os passos necessários, desafiando o raciocínio, estimulando a memória e cultivando o fascínio por esta arte.

15.30H Oficina de encadernação com António Campos Soares

Ex Sapientia é uma marca de produtos artesanais direccionada para a encadernação e produção artesanal de repositórios de escrita, imagens, recortes e para as artes gráficas. Foi criada por António Campos Soares, após ter adquirido a aprendizagem necessária para se entranhar nas páginas desta arte. Esta marca surge, então, com o intuito de aprofundamento e aperfeiçoamento de conhecimentos para criar produtos diferentes e singulares que suportem a criatividade e a memória, quer de uma comunidade, quer de um só indivíduo.

21H Apresentação da Flanzine, com a presença do editor João Pedro Azul

A Flanzine é um fanzine que surgiu em 2013, pelas mãos de João Pedro Azul e Luís Olival, dois convictos das potencialidades do Facebook. Lançaram três números, com os temas “Mala”, “Medo” e “Boca”, e acabam de lançar o quarto, com o tema "Carrossel".

21:30H "Fontelo", primeiro livro de Gonçalo Mira. Apresentação a cargo de Marta Elias e conversa com o autor.

Editor de um dos mais influentes blogs da blogosfera portuguesa, o Orgia Literária (activo desde 2006), Gonçalo Mira é também critico literário no Ipsilon e em outras publicações. Apresenta agora o seu primeiro livro de poesia.

22H Apresentação de NicotinaZine e da editora A Tua Mãe*, a cargo dos editores Marta Elias e João Silveira.

O Nicotina é um fanzine pouco amigo de puritanos da saúde. Tem prosa, poesia, ilustração, banda desenhada, fotografia e é feito com as novas tecnologias (paginação no computador, impressão de boa qualidade) e as velhas práticas (quem edita também escreve, pede os textos, ajuda a paginar e ainda vende o objecto final).
(via Cadeirão Voltaire)

A recente editora A Tua Mãe* "é uma editora dependente de bons textos", o que se comprova pelos dois livros até agora publicados.

22:30 Performance de leituras da Flanzine, Nicotina e A Tua Mãe* pelos "Lobos de Pavlov".

27 de Julho
11H Workshop infantil de ilustração, com Nelson Xizemen

Sem nunca se querer acorrentar a apenas uma área de intervenção, é um artista que se adapta a qualquer tipo de formato dentro da expressão plástica, desde arte urbana, digital, desenho artístico, mas é sem dúvida na área da pintura que encontramos o seu harém, podendo considera-lo como um artista bastante ecléctico, diversificado e polivalente. São trabalhos com uma enorme explosão de cor, característica essa que se tornou na sua imagem de marca.

18H Encerramento da Feira




Sem comentários:

Enviar um comentário