quarta-feira, 30 de julho de 2014

a-ver-livros por la noche encontrei isto

Tinha prometido um "a-ver-livros" para a noite. Mas o céu foi escurecendo e nem uma palavra palpitava cá dentro. Busquei inspiração. Encontrei a notícia sobre o lançamento de um livro, agendado para as 18h30 de amanhã, 31 de Julho, na Livraria Ler Devagar, na Lx Factory, em Lisboa.

Poesia? Prosa? Autobiografia? Nada disso. Apenas um livro cheio de imagens, captadas em 2012 e 2013: grafitti na cidade de Lisboa. A poesia também pode ser apenas isso, sabiam? Passeios de vista, lavagens de alma às cores. Uma surpresa ao virar da esquina. Um olhar que se alonga, uma boca que se entreabre de espanto, uma memória visual para a posteridade.

O livro chama-se "Street Art Lisbon", tem edição da Zest - e para saberem mais sobre ele podem seguir este link.

A poesia do olhar também é como as cerejas e, de repente, recordei-me de um outro livro muito especial também sobre grafitti. A Benoit Ollive, um artista gráfico parisiense, pediram um dia para escrever algumas páginas sobre o assunto. Uma espécie de guia para grafiteiros (será assim que se diz) de primeira viagem. "Após horas e horas a pensar no assunto cheguei à conclusão de que não havia nada para ensinar, apenas fornecer-lhes o instrumento para o praticar", explica Benoit.

E daí nasceu "Tudo o Que Precisas de Saber Sobre Grafitti Está Neste Livro". Uma edição absolutamente única, um projecto que culmina em si mesmo. Podem conhecê-lo aqui.

Boa noite. E boas leituras, pois claro!


Ana Almeida

* para saber mais sobre Benoit Ollive
siga o link www.behance.net/benoitollive

Sem comentários:

Enviar um comentário