sábado, 26 de abril de 2014

Pensamentos de Mariene Hildebrando - ADIAR

Procrastinar... Adiar...

Sinônimo procrastinar: adiar, delongar, diferir, espaçar, pospor, postergar,prolongar, prorrogar, protelar,retardar.

A palavra é no mínimo esquisita, mas significa tão somente adiar algo, deixar para depois. E Por que deixamos algo para depois? Com certeza porque é algo que não é prazeroso, que não temos muita vontade e nem entusiasmo em fazer, talvez seja algo que vá nos causar algum incômodo, irritação, ou que se for feito, poderá trazer um resultado contrário ao esperado, ao que gostaríamos, ou simplesmente a preguiça tomou conta de nós, e um dia a gente vai fazer.

A tarefa é chata; sei lá porque que deixamos para depois. O fato é que isso pode gerar stress, incômodo, podemos nos sentir culpado por não fazer algo que já podia ou já devia ter sido feito, mas vai saber porque ainda não fizemos? Talvez e tão somente estejamos agindo contra nós mesmos, nos sabotando, por medo talvez, adiar algo pode nos fazer mais mal do que bem, embora muitas vezes tenhamos a sensação de alívio por temos adiado algo que pode ser dolorido, como conversas por exemplo, decisões que podem mudar a nossa vida, finalizações de situações, coisas que nos causam desconforto e que preferimos não encarar no momento, deixamos para depois.
E o stress por adiar vai aumentando, e a sensação de fracasso e de se sentir inútil também, sem falar que nos sentimos covardes. Mas nem tudo que adiamos tem esse sentido. Arrumar o armário por exemplo, é chato, fazer os exames de saúde rotineiros, adiamos , um pouco por preguiça e achar que não precisamos e temos coisas mais importantes para fazer, outro pouco porque no fundo temos medo de não estarmos tão bem assim ( melhor não saber), como pensam alguns.
coisas que sabem que os fariam felizes, coisas que dariam um novo colorido as pessoas uma pesquisa em que perguntou: “você procrastina atividades ao longo da sua rotina?”. 97,4% dos entrevistados responderam “sim”.

foto tirada daqui.

É claro que adiar as coisas de vez em quando é algo normal, todos fazem isso, mas quando isso começa a gerar problemas na nossa vida, quando começa a se tornar um recurso que utilizamos quando não poderíamos adiar algo realmente importante, é preciso olhar para nós mesmos com um olhar mais atento, de observador, e tentar descobrir o que está por trás disso. Que angústias ou problemas estamos querendo esconder com essa atitude de procrastinar tudo.

Na vida pessoal é normal que isso ocorra mais, porque só temos que dar satisfação a nós mesmos. Adiamos a ginástica ou a dieta, mas é só a nós que estaremos prejudicando, mas quando envolve a vida profissional, e a vida de outras pessoas que dependem as vezes de uma decisão ou de uma atitude nossa, algo a mais tem que ser feito. Corremos o risco de termos a nossa saúde seriamente abalada por conta disso, pelo stress e desconforto que isso nos causa. Vamos tentar adiar menos, procrastinar menos e fazer mais. Parar de empurrar com a “barriga”. Como diz o velho ditado: Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.

Amanhã pode ser tarde demais. Vamos nos ouvir, fazer silêncio, aliviar nossa mente dos problemas e pensamentos originados por que não fizemos, porque adiamos e não conseguimos relaxar, porque ainda falta fazer algo. A paz que tanto almejamos está em nós mesmos, estabelecendo prioridades, vamos realizando pouco a pouco o que tem ser feito, sem angústias, e vivendo o momento presente.

Mariene Hildebrando de Freitas
Professora de Direito e especialista em Direitos Humanos
Porto Alegre-RS  Brasil

Email: marihfreitas@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário