quinta-feira, 27 de março de 2014

Vencedores do passatempo «O escândalo Modigliani»

P.V.P.: 13,41 € 
Data de Edição: 2014
Nº de Páginas: 224
Editora: Editorial Presença


Parabéns Filipa Monteiro, José Vieira e Angel. Cada um dos três vai levar para casa o livro O escândalo Modigliani , de Ken Follett - uma cortesia da Editorial Presença.

O que têm que fazer agora? Contactar o blog para sabermos a vossa morada! Procurem-nos no facebook (na página ou no grupoou enviem email para: blogueclubedeleitores@gmail.com

O que se pedia era relativamente simples, responder às seguintes questões -  Se fosse um detective, que pintor investigava? Porquê?

E estas são as frases vencedoras, com grande mérito. Parabéns!

~~__~~

Filipa Monteiro

Investigaria o Van Gogh, por todo o mistério inerente à sua vida.
Começando com as suas deslocações desde muito cedo por diferentes cidades e países, as suas várias casas... passando pelos seus estilos díspares de pintura que se metamorfosearam ao longo do tempo... o facto de, apenas ter vendido um quadro em vida... culminando... com a sua... auto-mutilação.
O porquê de tê-lo feito.
Porquê a atitude de depois de, cortar a própria orelha, (após um episódio menos bom com Gauguin), a foi entregar a uma prostituta, dizendo-lhe que a guardasse como se esta fosse o seu bem mais precioso... O porquê de, passado um ano e meio após esse famoso incidente se ter suicidado?
Algo de tão radical e vindo de uma pessoa com uma vivência tão misteriosa, faz-me pensar se se terá mesmo suicidado, ou se não estaria envolvido em algo que o ultrapassou...
Fica ainda outra pergunta por desvendar. . . Porque é que a relação com Gauguin o afectou tanto?
E ainda a frase proferida nos braços do irmão mesmo antes de morrer: "A tristeza durará para sempre". . .

José Vieira

Sem dúvida, a minha investigação recairia sobre Eugène Delacroix, o pai do Romantismo francês na pintura! O facto de poder vislumbrar as grandes paisagens e acontecimentos que este retratou seria como ter um síndrome de Sthendal! De facto, "La mer a Dieppe" ou "La liberté guidant le peuple" são quadros de um alcance imenso. Saborear cada traço das suas cores quentes e sonhadoras que surgem num grito grande, bom, belo e justo que afirma: liberdade. O reviver o Romantismo por meio do pincel de Delacroix seria experimentar esse culto da natureza, o subjectivismo exacerbado, a sensibilidade sonhadora e, por outro lado, esse grito de revolta de um povo que quer pão e justiça! Investigar Delacroix seria investigarmo-nos enquanto povo que luta por uma identidade nacional e pan-nacional! Seria vaguear entre as revoluções de Julho de 1830 e as de 1848, mais conhecidas como a "Primavera dos Povos"! Oh, como seria estupendo seguir na alçada de Delacroix e ao mesmo tempo ir conhecendo outros artistas como Courbet, músicos como Bizet e Berlioz, escritores como Victor Hugo, pois não nos esqueçamos que Hugo, Berlioz e Delacroix foram sempre conhecidos como a tríade romântica francesa! Investigar Eugène Delacroix iria, sem dúvida, desembocar, naquela famosa expressão horaciana "ut pictura poesis", que não é mais que a ecfrasis entre pintura e música ou literatura. Como seria belo navegar nessas sinestesias ardentes e silenciosas, regadas com um fundo de céu azul que clama: verdade, velejando ideias e pensamentos que jamais algum sonhador almejara!
Enfim, investigar Delacroix seria investigar o Homem e o seu papel no mundo, pois, como disse Antero de Quental, "A Arte é a coisa santa da humanidade"!

Angel

A investigação recai sobre Joan Miró.
Em todos os seus quadros Miró deixa uma mensagem secreta, pontos e linhas com mais cor ou reduzido aos pretos e brancos Miró passa mensagens.
A quem se destinam? O que querem dizer?
Assim se inicia uma longa investigação que pode pôr em causa a existência do blog Clube dos Leitores.

3 comentários:

  1. Mandei um email para o endereço mencionado acima.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada mais uma vez. Estou mesmo feliz, queria mesmo mesmo este livrinho. Um beijinho para todos e parabéns aos restantes vencedores**

    ResponderEliminar