domingo, 16 de março de 2014

Passatempo «O Escândalo Modigliani»

P.V.P.: 13,41 € 
Data de Edição: 2014
Nº de Páginas: 224
Editora: Editorial Presença

O Clube de Leitores e a Editorial Presença têm três exemplares para oferecer aos nossos seguidores do livro O Escândalo Modigliani - de Ken Follett. 

Para participar, basta responder ao seguinte: Se fosse um detective, que pintor investigava? Porquê?

As melhores respostas enviadas em comentário a este post (tanto aqui no blog, como na página do facebook ou ainda no grupo) vão a uma finalíssima de 3 dias a ser votada pelos membros do blog e seguidores. 

O envio das frases deve ser feito até Domingo, dia 23 de Março. No dia seguinte, anunciaremos as respostas que vão seguir para a finalíssima.

O concurso é válido para Portugal continental e ilhas.

Boa sorte! 

*O vencedor terá que enviar-nos a sua morada. Em caso de não o fizer, o Clube atribuirá o livro a outro(a) finalista. Fique atento!

16 comentários:

  1. Se fosse detetive, investigaria o Manuel Licínio… Ora, aí está!!! Ninguém o conhece, mas já pintou a Última Ceia, O Beijo, A Rapariga com Brinco de Pérola, O Sonho, O Beijo, Mona Lisa e tantos outros. Estranhamente os quadros são famosos, vendem bem, ascendendo a muitos milhares… centenas de milhares... dezenas de milhares de euros o valor pago por eles… e, no entanto, ninguém conhece o Manuel Licínio. Porque será?
    Curiosidade: Só trabalha nas obras nas horas vagas. Ninguém sabe o que faz o resto do dia…

    ResponderEliminar
  2. Se fosse detetive, eu investigava Vincent Van Gogh porque, não só me podia perder num maravilhoso roteiro que incluiria cada umas das encantadoras cidades por onde ele passou ao longo da sua conturbada existência, começando por Amesterdão, passando por Paris, Londres, Bruxelas, entre outras, como também me poderia perder no enigmático e colorido mundo das suas pinturas. Debruçar-me-ia sobre a sua obra, divagando ora sobre a importância do amarelo para o seu criador, ora sobre a influência dos transtornos e dores da sua mente e perceber se a riqueza das suas pinturas será apenas um reflexo das suas inquietações e experiencias marcantes, ou um vasto ponto de escape do pintor, que terá ajudado ou não a conduzi-lo a um ponto de libertação. Será que a “tristeza durará para sempre” ?

    ResponderEliminar
  3. Madonna com São Giovannino” de Domenico Ghirlanda. Gostaria de investigar que tipo de mensagem este pintor tentou enviar quando colocou uma espécie de OVNI e alguém o avistando por detrás da Madonna.
    Qual a ligação da espiritualidade aos seres extraterrestres?!
    Será que os nosso mensageiros são ET´s querendo provocar uma evolução no ser humano?
    Será que os iluminados e génios são seres de outro mundo ou conseguem comunicar com ele?
    Muitas perguntas, muitos mistérios para investigar...se calhar, uma história oculta para decifrar através de um romance!

    ResponderEliminar
  4. Picasso. Porque viveu durante muitos anos e teve muitas paixões. Quer pelo tempo, locais onde esteve e personalidades que conheceu, quer pelas paixões que teve e terá inspirado, haveria muito para investigar.

    ResponderEliminar
  5. Emil Nolde!
    Porque queria duma vez por todas explicar o paradoxo que foi Nolde! Por um lado foi impedido pels nazis, de expor os seus trabalhos e até mesmo de contactar galerias de arte e manter-se no mercado de arte,foi até considerado um pintor "degenerado" as por outro lado era simpatizante comprovado da ideologia do nacional-socialismo. O facto de as suas obras serem manifestamente contrárias à ideologia nazi ainda complica mais e apesar de haverem estudos acerca do assunto, mesmo ainda não foi devidamente esclarecido daí a minha escolha!

    ResponderEliminar
  6. A investigação recai sobre Joan Miró.
    Em todos os seus quadros Miró deixa uma mensagem secreta, pontos e linhas com mais cor ou reduzido aos pretos e brancos Miró passa mensagens.
    A quem se destinam? O que querem dizer?
    Assim se inicia uma longa investigação que pode pôr em causa a existência do blog Clube dos Leitores.

    ResponderEliminar
  7. Michelangelo, Leonardo da Vinci e Giotto di Bondone: três génios da pintura clássica que se eternizaram através de obras magistrais. Porém, mesmo depois de séculos, essas obras contêm mistérios que até hoje rendem uma boa discussão. Investigava sobretudo Bondone: VIGÉSIMA CENA DA VIDA DE FRANCISCO (Após oito séculos desde que Giotto di Bondone pintou o quadro, uma especialista em arte medieval identificou, recentemente, que ele havia desenhado um demónio em uma das nuvens. Uma polémica e tanto se for analisado o contexto religioso no qual Vigésima cena da vida de Francisco está inserido. Se esse detalhe fosse percebido na época, seria bem provável que ele sofresse algum tipo de retaliação em relação à sua arte. Será que foi uma provocação, uma mensagem subliminar?)

    ResponderEliminar
  8. Claro está que investigaria Leonardo da Vinci, a mais célebre e intrigante mente que o nosso mundo já assistiu. Por trás dela estão imensos segredos e sobre ela se montam muitos mistérios. Não quisesse eu desvendar que mulher bela é aquela a quem chamam Mona Lisa, de onde vem a sua beleza, o que traduz o seu sorriso! Não quisesse eu saber porque retratar duas vezes a mesma virgem, sentada nos mesmos rochedos, acompanhada dos mesmos anjos! Ou não serão eles a mesma virgem, os mesmos rochedos e os mesmos anjos? Não quisesse eu saber para onde olha tão delicadamente a Dama com Arminho. Não quisesse eu desvendar cada uma das doze pessoas sentadas à mesa da Última Ceia. Não quisesse eu saber porque foram necessários três anos em torno dessa mesma grandiosa obra. Só um grande artista como Leonardo para nos provocar desta maneira, para nos fazer duvidar e acelerar, para nos submergir no passado e nos enfeitiçar com subtis mensagens hipotéticas. Se eu fosse detetive, dedicava a minha vida este homem, dedicava a minha vida a este homem. Leonardo...

    ResponderEliminar
  9. Escolheria o português Álvaro Pires de Évora, pois tratasse de um dos pintores portugueses, datados, mais antigos. Era conhecido por Álvaro Pietro di Portugallo. Para além de se tornar um desafio pessoal, já que existem poucas informações sobre a sua vida e a sua obra, teria que me deslocar até Florença, Siena, Pisa e Volterra para obter respostas. O que se tornaria um trabalho magnífico ao visitar estas cidades italianas.

    ResponderEliminar
  10. Sem dúvida, a minha investigação recairia sobre Eugène Delacroix, o pai do Romantismo francês na pintura! O facto de poder vislumbrar as grandes paisagens e acontecimentos que este retratou seria como ter um síndrome de Sthendal! De facto, "La mer a Dieppe" ou "La liberté guidant le peuple" são quadros de um alcance imenso. Saborear cada traço das suas cores quentes e sonhadoras que surgem num grito grande, bom, belo e justo que afirma: liberdade. O reviver o Romantismo por meio do pincel de Delacroix seria experimentar esse culto da natureza, o subjectivismo exacerbado, a sensibilidade sonhadora e, por outro lado, esse grito de revolta de um povo que quer pão e justiça! Investigar Delacroix seria investigarmo-nos enquanto povo que luta por uma identidade nacional e pan-nacional! Seria vaguear entre as revoluções de Julho de 1830 e as de 1848, mais conhecidas como a "Primavera dos Povos"! Oh, como seria estupendo seguir na alçada de Delacroix e ao mesmo tempo ir conhecendo outros artistas como Courbet, músicos como Bizet e Berlioz, escritores como Victor Hugo, pois não nos esqueçamos que Hugo, Berlioz e Delacroix foram sempre conhecidos como a tríade romântica francesa! Investigar Eugène Delacroix iria, sem dúvida, desembocar, naquela famosa expressão horaciana "ut pictura poesis", que não é mais que a ecfrasis entre pintura e música ou literatura. Como seria belo navegar nessas sinestesias ardentes e silenciosas, regadas com um fundo de céu azul que clama: verdade, velejando ideias e pensamentos que jamais algum sonhador almejara!
    Enfim, investigar Delacroix seria investigar o Homem e o seu papel no mundo, pois, como disse Antero de Quental, "A Arte é a coisa santa da humanidade"!

    ResponderEliminar
  11. É difícil decidir, pois há tantos como Miguel Ângelo e as suas pinturas maravilhosas na Capela Sistina, Leonardo Da Vinci com tantos dons e maravilhosos trabalhos, Van Gogh com os seus fracassos e problemas.
    Acho que se fosse um detective investigava os três.

    ResponderEliminar
  12. Investigaria Edvard Munch porque no seu quadro 'Grito' o pintor mostra uma profunda angústia e desespero existencial que pode ser fruto de um segredo obscuro, quem sabe até de um crime guardado a sete chaves no seu subconsciente.

    ResponderEliminar
  13. Picasso, pois adorava saber em quê que este homem se inspirou em algumas das suas obras! :)

    ResponderEliminar
  14. Investigaria o Van Gogh, por todo o mistério inerente à sua vida.
    Começando com as suas deslocações desde muito cedo por diferentes cidades e países, as suas várias casas... passando pelos seus estilos díspares de pintura que se metamorfosearam ao longo do tempo... o facto de, apenas ter vendido um quadro em vida... culminando... com a sua... auto-mutilação.
    O porquê de tê-lo feito.
    Porquê a atitude de depois de, cortar a própria orelha, (após um episódio menos bom com Gauguin), a foi entregar a uma prostituta, dizendo-lhe que a guardasse como se esta fosse o seu bem mais precioso... O porquê de, passado um ano e meio após esse famoso incidente se ter suicidado?
    Algo de tão radical e vindo de uma pessoa com uma vivência tão misteriosa, faz-me pensar se se terá mesmo suicidado, ou se não estaria envolvido em algo que o ultrapassou...
    Fica ainda outra pergunta por desvendar. . . Porque é que a relação com Gauguin o afectou tanto?
    E ainda a frase proferida nos braços do irmão mesmo antes de morrer: "A tristeza durará para sempre". . .

    ResponderEliminar
  15. Se eu fosse um detective, dito
    Investigava o Bordalo Pinheiro
    Para fazer um manguito
    À troika do dinheiro!
    Porque o Zé Povinho
    Que anda sempre a dormir
    Só pensa em novelas, futebol e vinho
    Mas o seu futuro sempre a fugir!

    ResponderEliminar
  16. Se eu fosse detective investigaria a Frida Khalo, pois a meu ver foi uma grande mulher que ultrapassou as incapacidades do seu corpo entregando-se por completo à sua obra.
    Os seus quadros tanto são assustadores como belos e conseguem retratar em simultâneo a vida e a morte.
    E no fim, não são estes dois os mistérios que todos desejávamos ver esclarecidos?!

    ResponderEliminar