terça-feira, 25 de março de 2014

Ismael, o caso Sério...


"No dia 22 de março, o aluno Ismael Sério foi distinguido com uma Menção Honrosa, na categoria do ensino secundário do concurso Faça Lá Um Poema, que tem por objetivo incentivar à leitura e à escrita de poesia, numa iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e do Centro Cultural de Belém (CCB). 

O poema foi um dos 18 poemas premiados entre 600 poemas a concurso, enviados por cerca de 400 escolas de todo o país. O poema premiado, intitulado “19 Invernos”, descreve a experiência de vida de um jovem, com uma maturidade incomum e uma força nas palavras que tem provocado as mais diversas reações a quem lê o poema. A candidatura foi feita pela professora de português, Vanda Fino, que apostou no potencial deste jovem, o único do distrito de Coimbra a ser selecionado.

A cerimónia de atribuição de prémios foi realizada no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Poesia e teve lugar na sala Sophia de Mello Breyner, no CCB, contando com a apresentação de Madalena Wallenstein. Durante a cerimónia, cada um dos premiados teve oportunidade de ler os seus poemas perante o público presente e de assistir a um pequeno espetáculo no qual foram apresentados poemas musicados de ilustres poetas portugueses. A cerimónia encerrou com as intervenções do diretor do CCB, Dr. André Dourado, o Sr. Comissário do Plano Nacional de Leitura, Dr. Fernando Pinto do Amaral, a presidente do Júri, Professora Maria Alzira Seixo e o Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier.

O jovem, que escreve desde os 12 anos sem que ninguém nunca tivesse reparado, estava maravilhado com esta experiência, ficando particularmente sensibilizado pelas palavras da Professora Maria Alzira Seixo, ao afirmar que o poema do Ismael a “agarrou logo na primeira leitura, por ser muito forte e intenso”. A professora jubilada da Faculdade de Letras de Lisboa, incentivou o Ismael a continuar a escrever pois evidencia um forte potencial que deve desenvolver e no qual deve acreditar."
Ainda se lembram do maravilhoso poema? - http://www.blogclubedeleitores.com/2014/03/ismael-serio-19-invernos.html

Sem comentários:

Enviar um comentário